quarta-feira, 4 de abril de 2012

O copo para água, a camisinha e o Enalapril

Já faz muito tempo que fui incluido no rol dos individuos hipertensos e em razão disso, o médico me receitou usar o medicamento Maleato de Enalapril diária e continuamente. Lá no inicio de tudo, já faz uns 20 anos, não existiam esses programas de distribuição gratuita de remédios e eu pagava em preços de hoje por volta de R$ 17,00 uma caixa com 30 comprimidos. Depois passou a existir um subsidio para a compra deste medicamento e o preço foi reduzido em uns 80%. Mais recentemente o SUS subsidia totalmente e o usuário pode retirar o remédio nas farmácias de Postos de Saúde ou em algumas farmácias da rede privada totalmente de graça. Isso é muito bom, um serviço inquestionavelmente útil para a população.

Mas há uma burocracia a ser vencida por trás desse benefício.


Hay gobierno? Hay. Soy contra.

Navegantes da web, aprendizes da midia ideológica e corporativista, pretendem demonstrar que a solução está na critica e não nos atos, ou seja, que palavras valem mais que gestos.

E assim são esse dois ai embaixo, retirados do Folha.com, sobre noticia a respeito das providencias governamentais na busca do crscimento da economia.






Nem o Bar Léo escapa da crise de caráter

Via Balaio do Kotscho

bar do leo Nem o Bar Léo escapa da crise de caráter


A grande crise que nos assola não é nenhuma dessas que ocupam diariamente o noticiário político.  Para mim, a raiz de tudo está na crise de caráter que atinge todos os setores da vida brasileira, públicos ou privados, de todas as latitudes e classes sociais.

Só faltava essa: não escapou nem o bar que vende o melhor chope da cidade há mais de 70 anos. Quem vive aqui ou já passou por São Paulo certamente ouviu pelo menos falar do Bar Léo e do seu chope cremoso vendido numa esquina da velha "boca do lixo", no centro da cidade.

Quando um sindicato perde a sua utilidade?

Via Blog do Sakamoto

O movimento sindical foi responsável não apenas pela melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores do país, mas contribuiu também para o processo de redemocratização. Quem diz que sindicato é coisa inútil, por exemplo, deveria aceitar o índice de reajuste oferecido pelo patrão e não aquele que foi negociado pelo sindicato de sua categoria. Claro que também possuem defeitos, com gente corrupta e imprestável, como todo ator social que detém poder e influência, como partidos políticos, igrejas e a imprensa. 

Há sindicatos que fazem, inclusive, um necessário contraponto ao desenvolvimento a todo o custo e ao progresso cego. Muitos, mas nem todos.

Operação “Some, Demóstenes”

Via Tijolaço


Na charge de O Globo, o que a mídia pretende de Demóstenes: faze-lo sumir rapidamente pelo esgoto, com medo do que pode respingar
 
Os grandes jornais pedem a renúncia do Senador Demóstenes Torres. A TV Globo fez o mesmo hoje de manhã.

Parece haver uma cruzada nacional para varrer rapidamente Demóstenes Torres das páginas dos jornais, fazendo com que entregue o mandato e não se inicie um processo de cassação, com audiências, testemunhas, versões e, sobretudo, fatos vindo à tona.

O império do capital é o reino da barbárie

Via Tijolaço





Para quem acha que trabalho infantil é coisa de “povinho atrasado”, de Terceiro Mundo, culpa de pais que exploram seus próprios filhos, uma prova de que, na “liberdade absoluta de mercado”, não importa se na Europa, na Ásia ou na América Latina, é o empobrecimento que leva à barbárie.

Ações para o Brasil continuar crescendo


As medidas anunciadas pelo Governo Dilma têm tudo para manter o país na rota do desenvolvimento com garantia de empregos e geração e distribuição de renda

 

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (03/04), um novo pacote de medidas que integram o Plano Brasil Maior para aumentar a competitividade da indústria brasileira. As medidas incluem a desoneração da folha de pagamento em até 20% para 15 setores da economia.


Europa: prostituição também em crise

Via Revista Fórum

Empobrecimento no Leste multiplica casos de tráfico de mulheres, levando violência até a países onde profissão foi regulamentada, como Holanda

Em pelo menos nove países da Europa a prostituição é legalizada, e as profissionais do sexo têm direitos trabalhistas, tratamento médico preventivo e proteção contra a exploração por gigolôs. Nem sempre tudo que está nas leis é obedecido, mas o fato é que em países como a Holanda a criminalidade que cerca a prostituição em outras partes do mundo é bastante reduzida.

Escravos dos smartphones

Via Observatório da Imprensa



The servant (O criado), de 1963, é um daqueles filmes impossíveis de esquecer – uma dissecção impiedosa da relação entre um criado calculista (protagonizado por Dirk Bogarde) e seu patrão depravado (James Fox). O criado explora as fraquezas de seu amo até virar a mesa: a história termina com um Fox submisso atendendo as necessidades de um nobre Bogarde. O filme era uma dura crítica à estrutura de classes da Grã-Bretanha durante o governo de Harold Macmillan. Atualmente, no entanto, é difícil assisti-lo sem pensar numa outra relação tensa – aquela entre homens de negócios e seus smartphones.