segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Beatles - parte III

O advento do album Sgt Peppers e os que o sucederam marca minha passagem para uma nova fase da vida. Mudamos para o Jardim Nossa Senhora do Carmo. E fomos ser vizinhos justo da familia da Rita.

Foi no inicio de 1968 que eu a conheci e desde então, muitos de voces sabem, não nos largamos mais. Quer dizer, nos largavamos sim. Foi um tal de terminar e recomeçar o namoro que eu perdi a conta.

Os albuns dos Beatles entram nessa historia como elementos reconciliadores do namoro. Era assim: meus albuns ficavam na casa da Rita. A gente brigava. No dia seguinte eu voltava para buscar os albuns. Desculpa. Era apenas pretexto para reconciliação.

O Album Branco - chamado de Olho de Boi dos Beatles, numa analogia filatélica a um certo tipo raro e caro de selo - foi o principal catalizador disso tudo. Era assim uma especie de abre-alas, ou salvo-conduto, nem sei bem, que eu carregava embaixo do braço pra cima e pra baixo. A capa já amarelando e toda colada com durex.

Mas é que encartadas nesse album vinham 4 fotos uma de cada um dos genios em tamanho grande e muito bem acabadas, as garotas gostavam de olha-las e eu gostava, é óbvio, de exibi-las na medida em que era - de novo- pretexto para papos e aproximações.

E foi também durante nosso namoro que eu e a Rita ouvimos no mes de abril de 1970 o anuncio do fim dessa inigualavel banda. Mas repito sempre: houve um fim fisico, um fim formal e legal, mas para mim nunca houve um fim  de fato. Como eu já disse não me lembro se houve um dia na minha vida, desde aquele programa de rádio em que tudo começou, em que não me emocionei e não sonhei com um mundo de paz e amor tudo musicado ao som dos Beatles.

De novo estou com uma dificuldade enorme de escolher exemplares dessa fase para mostrar para voces. Nas publicações anteriores mostrei duas músicas em cada uma. Dessa vez não tem jeito, por mim seriam, uma 50 (!) mas venceu o bom senso e selecionei apenas quatro: She´s Leaving Home, Sexi Sadie, Good Night e o video The Long And Widing Road. Vamos lá.

She`s Leaving Home: é do antologico divisor de aguas da musica pop universal album chamado Sgt Peppers. Lennon faz o vocal de fundo. Paul faz o solo vocal e também o de fundo. Nem Ringo e nem George participam. Musicos de estudio tocam harpa e violino. A letra é uma triste observação social a respeito de uma garota que sai de casa por não ter amor.






Sexy Sadie: faz parte do Album Branco chamado simplesmente de The Beatles. John toca violão, guitarra e teclado fazendo também o vocal solo e de fundo. Paul toca o piano e vocais junto com George que toca a guitarra solo. Ringo toca bateria e pandeiro. A letra é uma acida critica de John  ao comportamento do Maharishi - um guru indiano que os levou para a India - e que lá foi pego dando uma cantada em Mia Farrow. John queria que o titulo fosse " Mahrishi, o que voce fez, voce fez todo mundo de bobo", mas foi convencido por George a não pegar tão pesado.

Good Night: também do Album Branco. Exceto por Ringo que  faz o vocal nenhum dos demais Beatles participam. Mesmo sendo uma composição da dupla Lennon - McCartney a musica é inteiramente executada por uma orquestra com 30 instrumentos, harpa e coral. Ela nos leva aos musicais de Hollywood da decada de 1930 e eu já lí por ai que tem muito papai beatlemaniaco que a toca para fazer seus bebes dormirem. Dá pra sacar uma certa ironia do sempre satirico Lennon.


The Long and Widing Road: do album Let It Be que viria a ser o ultimo album lançado pela banda. John toca o baixo, Paul piano e solo vocal, George guitarra solo e Ringo bateria. Billy Preston toca o teclado. Não aparecem nesse video mas foi incluida uma orquestra com 35 musicos e um coral com 14 vozes. Convido voces a notarem a tristeza no ambiente. A letra da musica que fala de abandono acrescenta um clima de partida, de separação e do fim de uma união sólida e fértil. De fato a separação da banda se deu logo após o término desse album.



Curtam meus caros. E fico feliz por ter tido a oportunidade de dividir com voces minha admiração por esta genial banda cuja criação musical é a trilha sonora da minha vida.

Fiquem em paz

Jonas

She´s Leaving Home



Sexy Sadie



Good Night



The Long and Widing Road.