sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Junto com o PIG



Ontem, enquanto eu aguardava na seção de frutas e legumes do supermercado enquanto a Rita fazia a escolha de alguns itens, fiquei ouvindo a conversa de duas funcionárias do supermecado que faziam a limpeza por alí. E a primeira perguntou para a segunda como tinha sido o capitulo da novela no dia anterior. E a segunda, citando o nome de cada um dos personagens, ia desfiando o rosário de maldades que normalmente são vistos nas novelas: traição, infidelidade, corrupção, roubo, planos desonestos dos caricatos e grotescos ocupantes de cargos publicos e assim por diante. Enquanto eu ouvia fiquei esperando que ela narrasse também "aquele" beijo ( lugar- comum em todas as novelas) ou então - suprema ingenuidade minha! - que ela falasse do personagem sempre presente nessas historias, o tal bonzinho, que nunca se dá bem, mas vive tentando consertar as coisas. Mas a narradora não falou nada disso. No fim da lista das maldades ela se calou e as duas funcionárias concentraram-se de novo em seus afazeres.

E eu perguntei aos meus botões por que raios será que nos enredos das novelas, que são sempre e  invariavelmente os mesmos, os personagens que parecem ser os preferidos são aqueles de pior carater, ou no minimo são os que mais divertem e pelos quais a audiencia mais torce.

Enquanto meus botões pensavam na resposta, eu me lembrei da midia em geral, dos jornalões, revistonas e seus congeneres e em um deles em especial que é a Rádio Jovem Pan, e pensei que esta emissora parece estar tornando-se, a exemplo dos escritores de novelas, especializada em mostrar apenas o que os personagens da politica e administração federal nacional fazem de ruim.

Nesses meus dias de desocupação forçada tenho me tornado um ouvinte da dita rádio, pois um dos meios de comunicação preferido da Rita são os irradiados, vai dai que eu a acompanho na audição da, repito, Jovem Pan.

Na redação dessa tal rádio tudo que se escreve a respeito da presidencia da republica e dos ministérios do Brasil é digno de fazer parte da galeria dos piores folhetins já escritos. E tome descer o pau em todos os participantes do governo central em todos os niveis que, se os redatores das noticias pudessem, os descreveriam de maneira tão esculhambada quanto os funcionários publicos de novelas.

Ah sim! Mas tem também as informações a respeito dos governos estadual e municipal de São Paulo, mas sobre estes as noticias são tão importantes e fundamentais para o funcionamento da máquina publica, quanto são importantes os anuncios colocados no mural das paróquias comunicando os proximos bingos e quermesses. Fica-se sabendo sobre as condições do transito, o projeto de alguma nova ponte e nada além disso.

E fico eu ao "pé do rádio"  todos os dias, do mesmo jeito que fiquei ontem junto das funcionárias do supermercado: esperando a parte boa das narrativas. Esperando que se fale sobre qualquer coisa boa, qualquer coisa boa mesmo e que esteja acontecendo no governo federal. Mas ao final concluo que ou as noticias transmitidas são parte do capitulo da novela de ontem ou então as letras "JP" exibidas no logotipo da tal emissora não significam "Jovem Pan" e sim "Junto com o PIG".

Fiquem em paz

Jonas