quinta-feira, 4 de março de 2010

Propaganda eleitoral na internet

Com a disseminação do uso da internet em praticamente todas as camadas da população, os marketeiros politicos estão se esforçando para usar essa ferramenta como forma de propaganda de candidatos e convencimento de eleitores.

Basta navegar por sites e blogs politicos - que já são muitos - para encontrar uma multidão de internautas fazendo comentários e aquecendo discussões sobre politica.

Era bom que tudo ficasse no nivel civilizado das diferenças de opinião. Todos tem o direito de buscar eleitores para o seu candidato e mais que isso participar de maneira critica de todo o processo eleitoral.

Mas não é bem isso que está se vendo. Uma verdadeira horda de pseudos livres-pensantes, raivosos, preconceituosos e racistas está tomando conta dos espaços de debates politicos. Percebe-se que a maioria dessas pessoas ou são pagas para isso ou não tem nada que fazer o dia inteiro, pois existem mensagens das mesmas pessoas enviadas ao longo de todo dia com intervalos muito pequenos de tempo.

Eu declaro que jamais votarei em um candidato cujos cabos eleitorais são agressivos guerreiros, mal educados, mal informados e pior que isso mal conhecem a lingua portuguesa. Se um sujeito declaradamente briguento, escalafobético, que baba indecencias sobre aqueles que ele julga adversários e seus eleitores, bem se esse sujeito se identifica com seu candidato então tem algo de errado ou com o cabo eleitoral ou com o candidato. Ou o primeiro não sabe do que está falando ou o segundo não merece ocupar nem o mais modesto cargo público.

Acho que os marketeiros e os partidos politicos deveriam bolar alguma especie de cartilha de boas maneiras para seus militantes a fim de que a atitude desses não acabe por queimar o filme do candidato.

Todo mundo sabe que se um vendedor quiser ter sucesso ele deve concentrar-se apenas em divulgar as excelentes propriedades de seu produto e nunca falar mal do produto do concorrente. Muito pelo contrario em alguns momentos deve até ser tomado de uma humildade indisfarçavel e rasgar alguns elogios em favor do oponente.

Enquanto sentirmos que uma parte significativa de nossa população  considera a eleição uma guerra, pouco mudará na capacidade dessa mesma população de mudar esse modelo equivocado de admnistração que é o que vivemos hoje.

Fiquem em paz


Jonas