terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Boa noticia - pesquisa, produção e distribuição de vacinas.

Acabo de assumir um compromisso comigo e com voces meus pacientes, raros e valiosos leitores: virei aqui toda terça feira para dar boas noticias. Boas noticias para todos é óbvio. Noticias que tragam informações de medidas uteis tomadas por quem quer que seja, bastando que caminhem na direção do bem de muitos ou de preferencia na direção do bem de todos nós.

Apenas um dia por semana é pouco né? Tá bem eu confesso que estou sendo um tanto cético a respeito da possibilidade de ocorrencias boas em curtos espaços de tempo. Mas tomara que seja só ceticismo e quem sabe acabarei por descobrir que é possivel falar sobre boas noticias todos os dias.

Deixa eu começar. 

Dentre as muitas e admiráveis descobertas humanas está a vacina. Umas poucas gotas podem não só nos prevenir de algum mal como pode simplesmente erradica-lo.

Vejam a vacina Sabin por exemplo. Esta vacina decretou o fim da paralisia infantil que atingia de maneira tão triste milhares de crianças no Brasil no mundo. E tem vacina contra sarampo e contra a coqueluche. E tem a vacina anti gripe para os idosos. E tem vacinas para o combate da febre amarela e tantas outras. O mundo precisa de vacinas. Sem elas a vida humana corre sério risco de contrair dezenas de doenças mortais.

E aqui está a boa noticia de hoje: Bill Gates e sua esposa Melinda anunciaram que através da sua Fundação serão doados 10 bilhões - melhor escrever todos os zeros 10.000.000.000,00 - de doláres para fins de pesquisa, produção e distribuição de vacinas para o mundo todo especialmente as regiões mais pobres.

Essas foram suas declarações ao fazerem o anuncio:

"Esta tem de ser a década das vacinas" afirmou Bill Gates no Forum de Davos e destacou " "A vacinação já salvou e melhorou milhões de vidas nos países em desenvolvimento" e "a inovação permitirá salvar mais vidas de crianças do que nunca"

Em seguida Melinda Gates acrescentou:  "vacinas são um milagre, com uma pequena dose se pode prevenir para toda a vida as doenças fatais".

Segundo os especialistas, com um aumento significativo do número de vacinas distribuídas em países em vias de desenvolvimento, até alcançar uma taxa de cobertura de 90% , seria possível evitar a morte de 7,6 milhões de crianças com menos de cinco anos entre 2010 e 2020.

Desnecessário dizer qualquer coisa mais.

Fiquem em paz.

Jonas