segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cativo, cativeiro - uma mensagem de Natal.

Pode ser que esteja passando despercebido, mas esse excesso de cuidados e soluções que esperamos de Deus está virando uma aberração teológica e estamos invertendo os papéis: Deus está virando nosso cativo ao invés de nosso cativeiro e nós estamos nos transformando em seu cativeiro em lugar de sermos seus cativos.

Já damos a Ele adjetivos e predicados em excesso: Fiel, Amor, Perdão, Eterno, Glorioso, Rei. Como se fosse insuficiente chama-lo de Deus.

E fazemos exigencias demais: Cura-me, Abençoa-me, Guia-me, Consola-me. Como se a própria vida já não fosse suficientemente rica na sua natureza e já não tivéssemos todos os dons necessários.

Será que um dia o sol e a lua deixarão de se alternar a dividir dias e noites? O vento parará de soprar? As arvores não darão mais frutos? Os mares e rios secarão?

Por acaso não virão - depois de mim - os meus filhos, e depois os filhos dos meus filhos e ainda mais adiante não virão os filhos dos filhos de meus filhos para darem continuidade a tudo isso? E antes de tudo isso, não passou por aqui meus pais, e antes deles os pais de meus pais e bem lá atrás os pais dos pais dos meus pais e agora aqui estou eu a assumir a continuidade do que eles começaram?

E se isso tudo parar de acontecer um dia, não serão minhas súplicas que evitarão a catástrofe. E a morte e a desolação virão por conta das minhas ações e as dos meus semelhantes.

Não há nada de errado com a Criação. Tudo de que eu preciso segue seu curso harmonioso que somente será interrompido, desviado ou distorcido por minhas intervenções e as de meus semelhantes.

Então devo me lembrar que sou parte integrante e inseparável da Criação. E se me preocupo com minha descendência, se penso com carinho em tudo que me trouxe até aqui e que me sustenta e me dá a vida, eu preciso lembrar que tudo isso me foi dado sem minha querencia, me foi dado antes de mim mesmo. Por Deus.

E sendo assim, desejo retornar a condição de simples cativo, preciso submeter-me àquilo de que eu sou verdadeiramente parte. E a Ele não darei mais adjetivos e nem predicados. E Dele não mais exigirei providencias pelas minhas faltas e as dos meus semelhantes, nem correções pelas minhas mazelas, e nem complementos para aquilo que eu pretensamente penso que me falta. E nem pedirei recompensas por minhas bondades.

Cuidarei - e nada mais que isso - do que me foi dado por Ele. E que me basta. Até que tudo se consuma.

Fiquem em paz. E sejam bem felizes por suas ações, por suas consciencias, por seus amores, que lhes foram dados sem que voces pedissem.

Feliz Natal.

Jonas, Rita, Carô, Gigi, Lê, Renata.

Comercial da Dove

"Amy pode nomear 12 coisas erradas com sua aparencia"

"Ele não pode nomear nenhuma"

Com essas duas frases a Dove chama a atenção daqueles que julgam que aparencia é tudo. As vezes somos criticos demais conosco mesmos e perdemos coisas bonitas da vida, esquecendo que sempre existirão pessoas que nos aceitam como somos.

Vejam esse video que é " enviado por alguém que acha que voce é bonita".

Fiquem em paz.

Jonas