domingo, 16 de maio de 2010

Somos todos Dungas.



Época de Copa do Mundo. Viramos todos técnicos de futebol isso já se sabe. E surgem mais formadores de opinião do que opiniões a serem formadas.

Essa semana foi uma chuvarada de criticas sobre a escalação da nossa seleção. Interessante notar que todas são radicalmente contrárias ao Dunga mas muito semelhantes entre sí, ou seja, parece que as criticas são apenas pelas criticas, sem clareza e sem originalidade.

E todos acham que deveriamos levar imperadores, moicanos e aves diversas pois esses sim seriam a solução para a vitória garantida e fácil. É assim como se um time de futebol tivesse apenas dois ou tres jogadores e não os 11 que sabemos. E que a vitória é apenas de quem faz gols e não do resto da equipe que trabalha duro para levar a bola até boca do gol adversário, ou então tira-la - de preferencia sem penaltis - da boca do nosso gol.

Nas palavras de muitos parece ser tudo muito simples e sempre me fazem lembrar do querido Garrincha quando fez a singela mas crucial pergunta: mas combinaram com o adversário? Pois é, parecem esquecer que nossos adversários tem os mesmo propósitos que nós e todos tem chances reais de botar a mão na taça. 

Até sobre nacionalismos exarcebados se falou quando fizeram criticas a um dos assistentes do Dunga que cometeu a aparente bobagem de falar em amor e paixão pela pátria. Mas essses criticos - muitos deles - não ganham a vida justamente em cima do esporte que emociona o país inteiro?  A diferença está apenas no vocabulário.

Prefiro esperar os jogos. Se o Brasil perder não será de mim que ouvirão a cinica e provocante frase: Bem feito! Eu não disse! Não gosto de tripudiar em cima de ninguém. Perder não faz bem seja para quem for. E se o Brasil ganhar celebrarei com a sincera alegria daqueles que não tem que explicar constrangidos por que a bonita imagem de uma taça sendo erguida pelo capitão nos faz esquecer todas as diferenças.

Fiquem em paz.

Jonas