terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fernando Rodrigues aconselha: leia o horóscopo.

Fernando Rodrigues, colunista da Folha, ao comentar a popularidade de Lula o faz de maneira tão simplória que é impossivel resistir e não ler as entrelinhas da pobre análise que ele faz do que seja sucesso de um governante.

Na visão desse moço todo o sucesso de Lula se reduz a situações conjunturais favoráveis e o único mérito que ele é capaz de reconhecer em Lula é sua capacidade de utilizar bem a comunicação com as massas. E só.

Esse Fernando chega ao desplante, pasmém senhoras e senhores, de mencionar no seu precioso texto que mesmo o sucesso da banda The Beatles seria apenas uma feliz coincidencia de seus integrantes estarem na hora certa no lugar certo. Na cabeça desse moço, é só por isso, absolutamente por isso e nada mais que essa banda é considerada uma das melhores bandas de todos os tempos ( estou me segurando pra não dizer a melhor banda de todos os tempos). Que se danem que compuseram canções que já estão na galeria dos clássicos da música mundial. Que nada! São apenas uns otimos marqueteiros.

Talvez quem sabe Jesus Cristo se não fosse apenas por causa dos seus doze apóstolos, também teria caido no ostracismo já no trigesimo quarto ano da Era Cristã. Toda aquela história de amar ao proximo como a sí mesmo, de enfrentar os poderosos da sua época, de dar exemplos de fraternidade e caridade, de batalhar pela inclusão do mais miseráveis, tudo aquilo é uma enorme bobagem. Foram apenas os ventos favoráveis que sopravam naquele tempo, e que devem soprar até hoje, que fazem com Ele continue a ser lembrado 2.000 anos depois.

Voltando ao Lula. Chegar ao fim do governo com emprego pleno no pais, ter superado uma crise internacional da magnitude que foi a de 2008 que faz até hoje com que muitos paises ainda estejam juntando seus cacos enquanto o Brasil só faz crescer, ter permitido a inclusão de milhões de jovens nas faculdades, ter elevado o grau de confiança dos investidores estrangeiros no pais, não falar fino com Washington e nem grosso com a Bolivia e, segundo o proprio Lula, ter tornado os pobres menos pobres sem deixar os ricos menos ricos não é competencia não, deve ser apenas por que ele lê o horóscopo todas as manhãs antes de sair de casa.

E o moço termina sua preciosa análise fazendo ressalvas de que houve avanços e etecetera e tal, mas segundo ele mesmo são só ressalvas.

E ressalvas como se sabe são assim uma espécie de auto-indulgencia para sentar o pau e torcer pra que tudo dê errado.

O texto do Fernando Rodrigues está lá no Aposentado Invocado.

Fiquem em paz,

Jonas