quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Rainha Xuxa contra os Poneis Malditos

 

Todos leram, nestes dias, notícias dando conta de que lá nos Estados Unidos, mais exatamente em Los Angeles, um cinema ao anunciar a exibição de um filme estrelado por Xuxa, publicou uma pequena biografia da rainha dos baixinhos chamando-a de atriz pornô.

E outras notícias nos informam de que Xuxa está providenciando ação judicial contra os responsáveis por esta biografia uma vez que, seguindo o que ela tem feito desde sempre, essa moça tenta esconder uma parte digamos assim contraditória de sua carreira.

Pois, tendo ela se proposto a tornar-se uma espécie de tutora dos baixinhos, e quem tem mais de 20 anos e assistiu algum programa dela deve lembrar-se dos "momentos educativos" de seus programas em que ela ensinava coisas como escovar os dentes, alimentar-se bem e outros e sem contar a indefectível vitoria do bem sobre o mal nas brincadeiras do programa e em seus filmes, então não ficaria nada bem para ela revelar-se como uma simples mortal que em razão de circunstancias na vida, que cada um sabe como lidar com as suas, cometeu o que seriam contradições comportamentais.

Em resumo Xuxa, que para mim sempre pareceu sofrer de algum complexo de Peter Pan,  insiste em mostrar para todos que o mundo é habitado e governado por Ursinhos Carinhosos e que os Pôneis Malditos habitam alguma floresta muito distante e isolada e que jamais conseguirão invadir nosso universo que é protegido ferozmente por seus paquitos e paquitas.

Aliás, diga-se que paquitos e paquitas foram - ou ainda são - as quinta-essências da erotização de crianças e adolescentes.

Faria muito bem a dona Xuxa se deixasse de confundir sucesso profissional com sucesso como ser humano. Não tem nada uma coisa a ver com outra. Xuxa está usando o dinheiro que tem para, no mínimo, escrever uma biografia incompleta sobre sua vida. E com isso tentar deixar escrito na história uma vida impecável de acordo com seus próprios padrões, é óbvio.

E isto pode vir a ser um tormento muito maior do que coisas que ela eventualmente tenha feito no inicio de sua carreira o que, repito, cada um sabe como lidar.

Pois o pior de todos os ladrões é aquele que rouba a verdade. Não existe crime mais grave do que tirar de alguém o direito de saber a verdade. Xuxa não quer ser uma atriz pornô e por isso torna-se uma ladra. 

Xuxa está roubando o direito à verdade até de sua própria filha. Talvez chegue o dia em que a menina Sacha vá questionar a mãe sobre seus atos passados. E daí já viu.

Xuxa está perdendo a oportunidade de mostrar- se um ser humano comum. E que tanto os Ursinhos Carinhosos quanto os Pôneis Malditos existem não em florestas distantes, mas dentro de cada um de nós. E que a cada um cabe lidar com isso, preferencialmente e sempre sob a luz da verdade, da caridade e da misericórdia.

Fiquem em paz,

Jonas