segunda-feira, 1 de março de 2010

Cantor de churrascaria

Uma coisa sempre me chamou a atenção nesses bares e restaurantes que apresentam musica ao vivo: raramente o público nota o cantor/cantora que faz um esforço danado para distrair o público por alí.

As vezes é de se duvidar que seja uma boa idéia do dono do restaurante apresentar música ao vivo. Quase ninguém nota ou aplaude. Acho mesmo que esses cantores devem exigir um adicional de analista dado o estado de baixa estima que vão pra casa toda noite. Música mecanica acabaria fazendo o mesmo efeito. 
Verdade que é da natureza do lugar. Os clientes não vão a esse ou aquele restaurante por causa de quem se senta lá no banquinho do palco e toca o violão. Acho que a ida a um resataurante é motivada sempre  pelo desejo de uma certa comida, ou pela companhia dos amigos, etc..

Mas ultimamente tenho notado algo peculiar: muitos restaurantes e bares estão deixando ligados e sem som vários aparelhos de tv que se espalham pelo lugar. E o interessante é ver que mesmo sem som muita gente fica olhando a telinha. 

E são casais, são familias fazendo isso, o que só pode demonstrar duas coisas: falta de interesse na companhia que está ao lado, ou tremendo poder hipnótico das telinhas.

Quanto ao desinteresse na companhia que está ao lado apesar de lamentável não dá pra se dizer muita coisa dado que são assuntos lá de quem faz isso, mas quanto a preferir a telinha sem som no lugar de ouvir o esforçado cantor que está lá no cantinho menos nobre do lugar é besteira. Pode ser muito mais divertido pedir aquelas músicas que só a gente conhece e cantar junto, batucar na mesa e depois aplaudir, do que ficar olhando telinhas que podemos ver mais tarde quando voltarmos pra casa.

Fiquem em paz


Jonas