quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Quinto Beatle

É bem comum ouvir por ai essa expressão “ quinto Beatle”  e que refere-se  às pessoas que estiveram em torno do quarteto ajudando-os no desenvolvimento e execução do seu trabalho.

Muita gente fala no tecladista Billy Preston ou no o assessor de imprensa Derek Taylor ou ainda num dos principais executivos da gravadora Apple, Neil Aspinall. A lista é grande.

E tem George Martin. Produtor e arranjador, do inicio ao fim da banda, de todas as músicas compostas pelos quatro cabeludos de Liverpool.

George Martin foi o principal incentivador da banda. Olhem só o que ele disse ao reporter Geneton Moraes sobre seu trabalho no começo do quarteto: 

"Quando comecei a trabalhar com os Beatles, logo no primeiro ano,depois que eles gravaram "Please, Please Me", eu disse: "Senhores, este é o primeiro sucesso..". Propus um desafio: "Agora, tragam-me algo melhor!". Os dois voltaram com "From Me To You" - que era boa. Depois, me trouxeram "She Loves You", melhor ainda. Em seguida, "I Wanna Hold Your Hand",fantástica! A cada vez, compunham algo diferente da anterior. Não era como "Guerra nas Estrelas I", "Guerra nas Estrelas II", "Guerra nas Estrelas III". Davam um tratamento original".

"Digo que esta curiosidade e este esforço para transpor o horizonte é que caracterizaram o pensamento de John e Paul. Isso é que os fez tão bons! Sempre tentavam melhorar, sempre tentavam ser mais originais. Perguntavam-me: "Que som podemos ter? O que é que você pode nos dar? O que é que não sabemos ainda? Ensine!".

Ou seja George Martin dedicou-se a desafiar John e Paul contibuindo assim para que viessem tocar em nossos ouvidos algumas das melhores músicas compostas nesse planeta.

E Martin tinha também sua veia criativa. São dele algumas das musicas da trilha sonora do filme Yellow Submarine, um desenho animado estrelado pelos Beatles. 

Como se sabe o filme é a história de um terra onde seus habitantes eram ameaçados pelos Azuis que não gostavam e nem permitiam que se tocassse música. 
 
Então o sargento Peppers, de Pepperland, chama os Beatles para ajudar a combater os tais Azuis.

Durante a viagem os Beatles atravessam várias terras ou paises que vão dando significado às musicas da trilha sonora ou vice-versa.

Destaco para voces a música Pepperland, composta por George Martin e executada pela orquestra dele mesmo.

Seat back and let the evening go!

Fiquem em paz

Jonas
home_SirGeorgeMartin