terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tudo que voce precisa é de amor

No dia 07 de dezembro de 2009 as 13:30 a Starbuck ( uma rede de cafeterias norte americana)  convidou musicos de 156 paises para cantarem juntos - ao mesmo tempo mesmo! - a musica All You Need is Love, como parte de uma campanha para ajudar a combater a Aids na Africa.

Quem me conhece já pode imaginar minha emoção ao ver um dos maiores sucessos dos Beatles ser cantado com intenção tão importante.

A composição em si mesma já é nobre - coloco uma tradução aí embaixo - mas se torna especialmente rica pela finalidade com que se destina e ainda por cima Starbuck pede que divulguem, esse video e essa campanha com parentes e amigos e mesmo com estranhos. Façam isso meus caros, façam isso.

Fiquem em paz,

Jonas

A letra:

Love, love, love
Love, love, love
Love, love, love

There's nothing you can do that can't be done
Não há nada que voce possa fazer que não possa ser feito.
Nothing you can sing that can't be sung
Não há nada que voce possa cantar que não possa ser cantado
Nothing you can say, but you can learn how the play the game
Nada que voce voce possa dizer, mas voce pode aprender como jogar o jogo
It's easy
É facil
 
There's nothing you can make that can't be made
Não há nada que voce possa fazer que não possa ser feito
No one you can save that can't be saved
Não há ninguem que voce possa salvar que não pode ser salvo
Nothing you can do, but you can learn how to be you in time
nada que voce possa fazer, mas voce pode aprender com o tempo
It's easy
É facil

All you need is love
Tudo que voce precisa é amor
All you need is love
Tudo que voce precisa é amor
All you need is love, love
Love is all you need
Amor é tudo que voce precisa.
Love, love, love
Love, love, love
Love, love, love
All you need is love
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need

There's nothing you can know that isn't known
Não há nada que voce possa saber que não pode ser sabido
Nothing you can see that isn't shown
não há nada que voce possa ver que não possa ser mostrado
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be
Nenhum lugar em que voce possa estar que não seja onde voce quer estar
It's easy
É facil

All you need is love
Tudo que voce precisa é amor.
All you need is love
All you need is love, love
Love is all you need

O video:


Revisão da Lei da Anistia.

Temos lido a respeito de um abacaxi posto sob a mesa  do Presidente , para ser descascado quando este voltar das férias. Trata-se de uma revisão da Lei de Anistia da Revolução de 1964, e que tem desagradado troianos e agradado gregos ou é ao contrário não sei bem.

Não sei nada sobre isso. Quando a tal Revolução de 1964 aconteceu eu ainda era um guri e quando veio a reabertura eu tinha acabado de entrar na fase adulta.

Mas sei que ditaduras não são boa coisa, pois se fossem não haveria a repressão à liberdade de opinião ou melhor dizendo liberdade do contraditório.

E agora discuti-se aprofundar as investigações para punir responsáveis por prisões arbitrárias, torturas e assassinatos e isso de um lado do balcão, por que no outro tem também os guerrilheiros e umas histórias de violencia meio nebulosas e duvidosas.

Mas deixemos isso para os que tem estomago. Eles que achem soluções e que tenham a coragem de contar a história como de fato se passou. Se houver interesse em continuar mentindo e censurando é bom nem começar.

Para mim o que parece ser o maior prejuizo - e isso não tem investigação que dê jeito de punir os responsáveis - são as cicatrizes deixadas na intelectualidade do povo brasileiro.

A censura, as fronteiras fechadas, a centralização do poder, o pouco zelo pela educação, tudo isso colocou-nos, a todos nós, a margem do crescimento mais importante: o crescimento humano e o crescimento do conhecimento.

Só pra ficarmos numa coisa bem recente e que todos se lembram: Collor chamou nossos carros de carroças.

Isso tem um significado enorme quando a gente pensa que todo desenvolvimento tecnológico colocado a serviço da industria automotiva no mundo todo não chegava até nós cidadãos comuns. E assim foi em todas as areas do conhecimento humano. Medicina, agricultura, ciencia, meteorologia, educação, infra-estrutura...

Coloque-se a área humana que se quiser colocar e ao compararmos com  outros paises veremos que em nada ou quase nada o Brasil contribuiu com sua gente para ajudar a roda do mundo girar. E muito menos sua gente foi beneficiada com o avanço tecnológido do mundo todo.

Mas a ferida mais profunda que ainda levará muito tempo para sumir da pele e portanto da lembrança de nossa gente é a indiferença causada pela censura. A censura praticada sistematicamente tem o dom maligno de tornar a fome pelo saber como algo adormecido pela inanição: não é mais sentida.


Exceto futebol, novela e pagode quase nada anda na ponta da nossa lingua A nossa incapacidade de reação e de indignação diante dos descalabros nacionais só pode ser fruto da massacrante centralização e da exacerbação do poder central, que enfraqueceu-nos como individuos.

Que revejam mesmo a tal Lei da Anistia e que tragam para nós os resultados verdadeiros das investigações. E quem sabe ao menos nossos netos possam retomar o caminho do qual nos desviamos já tem décadas, e que passa por uma cidadania consciente, atuante e exigente. Enriquecedora da vida humana.

Fiquem em paz.

Jonas