quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cães e gatos



O calçadão onde caminho aqui na Piedade, fica a beira uma praia de pescadores e, como não poderia deixar de ser, tem uma peixaria. Ao lado da peixaria ficam, é claro, uns gatos sendo que um deles sempre me chama a atenção. Não só por sua presença constante - não há dia que eu não o veja esparramado ao sol com  a cara da maior felicidade, mas está sempre com mais dois ou tres junto dele. Julgo que pela razão óbvia de que alimento por alí abunda.

Caminhando pelo calçadão estão muitos cachorros a levarem seus donos logo atrás de sí. Cachorros de todo tipo. Desde aqueles cuti-cuti - poodles e seus congeneres - até os outros com aparencia de cachorros propriamente dito. Me distraio ouvindo as "conversas" entre donos e animais com diálogos mui ternos do tipo "tá cansadinho tá?", "anda, vem, deixa isso" cercados de carinhos e que tais. Tem até uma dupla daqueles cães bigodudos  - não sei a raça não - cuja matraqueante dona tem uma especie de bebedouro encaixado em uma garrafa plástica com água e que oferece aos seus bichinhos a cada cem metros de caminhada.

E assim estão os cães e os gatos por ali. Todos cuidados e afagados, e penso que muito bem alimentados.

E hoje, pela primeira vez, uma coisa me chamou a atenção: nas proximidades da peixaria cães e gatos se cruzam e nem tchuns uns pros outros. Nada de rosnados, de miados, nada de corridas, nada de gatos expondo as garras e nem de cães exibindo os dentes. Estranhei pra caramba.

Não sei bem o que pensei. Mas lembrei de um mundo de coisas que o homem, por sua interferencia, modifica, altera, transforma.

Não que eu ache que haja algum mal muito grande em cães não quererem perseguir gatos. Mas que não é normal, lá isso não é. 

Agora você escolhe o final:

Final 01 - O homem é capaz de promover uma paz aparentemente impossivel entre irracionais. E justamente entre os homens, os ditos racionais, a paz está bem longe de ser possivel. Estranho.

Final 02 - E pode ser que outras mudanças o homem esteja provocando na área dos caninos e felinos. Pode ser que qualquer dia os caninos rosnem e botem seus donos pra correr e passem a dividir sardinhas com os gatos da peixaria. Vai ser bacana. Eu acho.

Fiquem em paz.

Jonas