quinta-feira, 11 de março de 2010

A beleza escondida no escuro

Um personagem de Saramago em seu Todos Os Nomes, interroga-se sobre qual seria a razão de ter medo do escuro desde que dentro dele mesmo havia um escuro total e que ele carregava para cima e para baixo.

Me admirei com essa observação e passei a refletir sobre essa verdade não só, e é obvio, por concordar com ela mas ao mesmo tempo lembrando um exame desses gastros que fiz uma vez e que antes que eu "apagasse" devido a anestesia eu pude ver que do meu esofago para baixo haviam cores bonitas, peroladas, amarelas.... Portanto é um tipo de escuridão que se fosse clareada certamente nos surpreenderia.

E não é que hoje eu ví umas fotos que me lembraram tudo isso? E que só confirmaram que existe muito mais beleza em nós mesmos do que imaginamos.

Vejam só essas imagens que foram capturadas por um microscópio chamado de eletronico de varredura e que amplia imagens em até 250.000 vezes e digitaliza superfícies de imagens através de um feixe de eletrons de alta energia. Uma engenhoca humana que acabou revelando maravilhas naturais.

Fiquem em paz

Jonas


ruptura de um vaso sanguineo

cristal de pedra no rim

coágulo sanguineo

fio de cabelo com ponta espigada