quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O petista é fanatico?



Minha filha mostrou, postado em sua time-line do facebook, comentário de uma moça perguntando por que todo petista é fanático.
 
A primeira resposta que me ocorreu foi: Não. Não são os petistas que são fanáticos, os outros é que são alienados.  

Sem querer generalizar como fez a moça-contato de minha filha, a verdade é que é mais fácil encontrar entre eleitores petistas muito mais militantes entusiasmados com o debate político do que os eleitores de outras correntes.

O que me parece é que essa parte do eleitorado que não se anima com a política é a parte que não despertou para a democracia e que ainda prefere deixar por conta dos veículos de comunicação a divulgação das informações sobre como andam as coisas no Brasil, do mesmo jeito que éramos obrigados a fazer lá nos idos da ditadura.
 
Não sabem esses acomodados que para além das questões cruciais para o país tais como educação, saúde, segurança, emprego, renda e tudo o mais o que está sempre em jogo é a liberdade ampla – de pensamento e de comportamento - para todos os cidadãos.

Basta ver a verdadeira “guerra” travada todos os dias por dezenas de grupos representantes das várias minorias como negros, mulheres (ainda), gls, sem-teto, sem-terra, os sem-qualquer-coisa e os pobres  que, embora numericamente maiores que qualquer outro grupo, são ainda os menores dos menores, todos eles privados de mecanismos que defendam suas liberdades básicas.

Boa parte desses que se julgam não fanáticos, ou ainda críticos isentos das lambanças das administrações publicas são na verdade militantes do continuísmo que sempre relegou aos mais fracos as migalhas produzidas pela sociedade da qual eles, os relegados, são os principais obreiros.

O incomodo dos acomodados é ver que existe uma convocação surda, porém quase irresistível, para que eles se mexam e façam por seus semelhantes aquilo que exigem que façam para si mesmos. O que incomoda os acomodados é sentirem-se incapazes de apaixonaram-se por uma causa e por isso sentem-se humanos pela metade. Sabem que neles próprios falta aquele pedaço que nos difere dos animais irracionais e que deveria levá-los a sonhar com uma sociedade fraterna e plural.

Para coroar essa insistente incompreensão do que seja uma militância aguerrida eu ouvi no domingo, pela televisão, um desses “especialistas” respondendo  ao ser perguntado por que as pesquisas em São Paulo haviam informado de maneira tão diversa do resultado final qual era a intenção de voto do paulistano, o dito cujo respondeu:

“É que o eleitor petista não sabia que o Haddad era candidato do PT e só foi saber um dia ou dois antes das eleições” (!! ) 

Está aí a prova cabal das ilações irresponsáveis de quem teima em colocar o que pensa o provo brasileiro por trás de seus calculos e metodos altamente suspeitos de tentar interferir nos destinos da nação.