sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tem coisas que não se compram por propaganda


Tem um restaurante na praia de Calhetas que fica aqui perto do Recife  e que tem em suas paredes, como muitos restaurantes costumam ter, fotos do dono do lugar junto com gente famosa  que aparece por lá.

O objetivo é óbvio: é divulgar o restaurante como um local frequentado por gente famosa de várias áreas parecendo assim uma espécie de aval de que o lugar é bom.

Essa é uma prática bem antiga usada na propaganda, não é de hoje que se vê gente famosa emprestando seus rostos e suas vozes para vender produtos.

Isso existe unicamente por causa de nosso culto à personalidade, uma regra não escrita, mas que consiste em valorizar aquilo que as personalidades famosas fazem ou dizem que fazem, que torna muitas coisas certas e boas. Toma-se como o melhor tudo que os famosos dizem que é.

Para mim isso pode funcionar muito bem para bancos ou marcas de sabão em pó.

Uma praia como Calhetas não precisa disso. Não há rosto de conhecido que seja mais bonito do que o próprio lugar. Acho um equivoco do dono do restaurante não valorizar o que é realmente bonito por ali. O que vale mesmo é olhar aquela paisagem e deixar que tudo venha a flor da pele.

E ultimamente eu tenho tido a sensação de que os consumidores de tudo em geral estão ficando mais atentos. Aos poucos eu observo que as referencias de terceiros interferem cada vez menos nas decisões de comprar e consumir algo. Existem coisas que não se compram assistindo TV e lendo jornais, ou indo às lojas.

Tem muita coisa sendo comprada com as emoções de cada um, com o proprio bem estar, com as experiencias pessoais de cada individuo. Parece que existem coisas que são compradas com a alma e essas compras certamente são muito mais acertadas.

Quem quiser entender que entenda.
 E tem uma musica - adivinhem de quem- bastante apropriada para traduzir isso que quero dizer. A composição é de George Harrison e é uma gravação dos Beatles da época em que experimentavam a musica indiana. Para nossos ouvidos de brasileiros lembra muito um xaxado. Chama-se The Inner Light ou A Luz Interior.
 

Publico apenas a letra em portugues.

Fiquem em paz,

Jonas

The Inner Light - A Luz Interior

Sem sair da minha porta
Eu posso conhecer todas as coisas do mundo
Sem olhar pela janela
Eu posso saber todos os caminhos do paraíso

O grande apenas viaja...
O pequeno apenas sabe...
O pequeno realmente sabe...

Sem sair da tua porta
Tu podes conhecer todos as coisas do mundo
Sem olhar pela tua janela
Tu podes conhecer todos os caminhos do paraíso

O grande apenas viaja...
O pequeno apenas sabe...
O pequeno realmente sabe...

Volte sem sair...
Veja tudo sem olhar...
Faça tudo sem fazer...