segunda-feira, 15 de novembro de 2010

vai pensando ai....

xerocado do Blog da Maria Fro

Folha demite Amorim e muda politica externa brasileira

xerocado do Blog do Azenha ( Viomundo)

Ontem a Folha de S. Paulo demitiu Celso Amorim do governo. Disse que o ministro foi “desconvidado” do encontro do G20, na Coreia do Sul, pelo próprio governo. Hoje Celso Amorim esclarece que foi ele quem pediu para não ir, já que a ênfase do encontro era nas questões econômicas. A mentira saiu com destaque. O desmentido, miudinho.

A Folha não apenas demitiu Celso Amorim, como tirou o ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Antonio Patriota — ligado a Amorim — da lista de ministeriáveis. Colocou no lugar dele o José Viegas Filho e o Nelson Jobim. O Jobim, aliás, está em todas. Hoje, em editorial, a Folha dá uma guinada na política externa brasileira.

Duas coisas me impressionam profundamente neste período pós-eleitoral: 1. a desconexão entre os fatos e o noticiário; 2. o lobby descarado que os jornais fazem em defesa de seus candidatos ao ministério e dos “programa de governo” que formulam. É como se a população tivesse eleito a Folha para governar. Eu não consigo ler mais nenhuma “notícia” sem esperar pelo desmentido dela no dia seguinte.

O nível dos jornais brasileiros é uma lástima. O Valor Econômico, que é o menos ruinzinho, mandou um repórter para o Vietnã, fazer reportagem sobre o plantio de arroz, sob patrocínio da Syngenta! Embora tenha noticiado no pé da “reportagem” que a viagem tinha sido paga pela Syngenta, o jornal não esclareceu o que é a Syngenta. No texto, o repórter atribui parcialmente à ideologia a rejeição de rizicultores vietnamitas aos “pacotes” tecnológicos da Syngenta. Fica parecendo que os pacotes tecnológicos da Syngenta são milagrosos e que os vietnamitas não tem apenas 5 mil anos de desenvolvimento da tecnologia de plantio de arroz. O repórter não reserva uma linha sequer à vasta literatura existente sobre o papel exercido pelas grandes corporações do agronegócio — dentre as quais figuram com destaque a Syngenta e a Monsanto –, que tentam cercar o mercado das sementes, do veneno e dos fertilizantes.

Estamos falando de um jornal que, em tese, deveria servir aos formuladores das políticas públicas brasileiras.

No entanto, serve ao lobby descarado.

Já que santo de casa não faz milagres…

Durante algum tempo eu usei o meu querido Sauva com o proposito de provocar nos meus raros e caros leitores algum tipo de reflexão sobre comportamentos humanos em geral. Fiz isso de uma porção de jeitos: com textos de minha própria e pobre lavra, com poemas que catei por ai, com musicas, comerciais, cronicas do meu dia-a-dia e tudo o mais, sempre com a mesma intenção: dizer que é preciso deitar um novo olhar sobre nossa maneira de lidar com nossos semelhantes, conosco mesmo e com tudo o mais que vive sobre a terra.

E eu estava mais ou menos feliz assim. Mas vieram as eleições. E aconteceu alguma de minhas maiores frustrações: eu vi, ouvi e senti ódio, preconceito, racismo, xenofobia e outros sentimentos um tanto menos nobres alardeados pela web, e pela imprensa escrita, falada e enxergada. 

Mas pensei, bem as eleições vão passar e ganhe quem ganhar, no dia seguinte todo mundo vai cuidar da sua própria vida e as coisas voltarão aos seus lugares. 

De novo ví que tristemente me enganei. O odio, o racismo, a intolerancia aumentaram de volume e de cor. Ao invés dos perdedores juntarem seus cacos e retirarem-se para pensar numa articulação mais eficiente e menos suja – e que possibilitem uma vitória nas próximas eleições - parece que ensandeceram de vez: o que antes era dito com algum constrangimento agora é bradado alto e em bom som.

Quem me conhece sabe que sou paulistano na certidão de nascimento, filho de pais paulistas, e pai de filhos paulistanos que foram gerados por minha esposa baiana, e sabem que sou católico, heterossexual e corintiano. E sabem também que meu coração é de ser humano.

Porém cheguei ao meu limite de tentar entender com paciencia, tolerancia e muitas vezes em silencio, as sandices que ouço e vejo todos os dias em relação aos nordestinos, negros, gays, mulheres, pobres, judeus, umbandistas, muçulmanos, e outros grupos de seres humanos. 

E como se não bastasse essa grita irada e descomposta se manifestou também entre alguns de vocês meus raros e caros leitores e sendo assim concluo, como eu disse lá no titulo desse texto, que esse santo aqui não está fazendo milagre em sua casa.

De hoje em diante outros santos passarão a frequentar o Saúva e quem sabe esses serão melhores intercessores que eu. 

O Saúva passará a replicar todas as noticias e idéias que combatam as ideologias separatistas em que nivel for: de naturalidade, sexo, idéias, religião e tudo o mais. Republicarei aqui em especial as publicações dos blogs sujos – aqueles que foram excluidos da massa cheirosinha e limpinha da sra Catanhede – mas não necessáriamente só desses.

É preciso que tenhamos debates, discussões e usemos toda a genialidade humana na descoberta de novas formas de organizar a sociedade, mas que tudo isso venha ao encontro do bem comum. Que sirva de união entre todos e não de separação. Já passou da hora de descobrirmo-nos apenas seres humanos e nada mais que isso.

Alguns de voces não está nem um pouco interessado nisso. É simples: basta não ler. 

E aguardarei com sincera ansiedade o contraponto civilizado e agregador daqueles que podem contribuir para a melhoria de nosso país.

E aproveito para dizer que estou no twitter: @jotagebece Que é outra ferramenta que me convenceu ser muito eficaz no combate aos despautérios perpretados por quem não sabe perder.

Fiquem em paz,

Jonas