domingo, 9 de janeiro de 2011

A dica que vem da China

Publicado no Portal Terra

" China proibirá jornalistas "inexperientes" de escrever sobre economia

Os jornalistas sem a adequada qualificação ou "carentes de experiência" não poderão escrever sobre bolsas de valores e mercados futuros na China a partir de 1º de fevereiro, quando entrará em vigor a nova regulação do país. 

Segundo um comunicado da Administração Geral de Imprensa e Publicações divulgado neste sábado, a norma, elaborada pela Comissão Reguladora de Valores da China, exigirá determinadas credenciais a jornalistas e colunistas antes que possam escrever comentários ou análises sobre bolsas de valores e de mercados futuros. 

O comunicado, publicado pela agência oficial Xinhua, diz, entre outras coisas, que será exigido aos jornalistas "qualificados" experiência em organizações relacionadas com estes mercados durante pelo menos dois anos. 

Os jornalistas estagiários também não poderão escrever este tipo de notícias financeiras, assinalou a administração de imprensa, indicando que a medida tenta "proteger os interesses legítimos dos investidores e dos cidadãos". 

Será exigido ainda que os periódicos nacionais e outras publicações atuem "com precaução" no momento de redigir relatórios "que possam ter influência na estabilidade do mercado".



Pois é, mesmo sabendo-se do regime ditatorial da China e mesmo que essa norma contenha natureza de censura talvez fosse bom que uma pratica semelhante fosse adotada pela grande imprensa brasileira. E não é o caso só de economia não.

É preciso que se pense com seriedade sobre a quantidade enorme de "especialistas" de todas as áreas que aparecem na imprensa escrita, falada, enxergada e navegada fazendo comentários sobre todos os assuntos, muitas vezes contraditórios entre sí.

De economia nem precisa falar o que tem de especialistas. E todo dia é um tal de explicar por que a bolsa caiu e por que o dolar subiu ou ao contrário, que acaba ficando na cara que niguém sabe exatamente do que está falando. E falam com a maior cara de pau sobre todas as soluções para economia do pais de tal forma que se eu fosse ministro de alguma coisa eu renunciava em favor dos Merval, dos Alexandres, das Leitão....

E sério também são os médicos especialistas. Mamma mia se formos ouvir e adotar tudo que esse tais profissionais dizem na imprensa, ou viramos hipocondriacos ou morremos amanhã mesmo vitima de todos os males. É impressionante a quantidede de riscos que corremos pelo simples fato de estarmos vivos. Tem dias que fico com medo de abrir a porta da minha geladeira e ser atacado por todas as bactérias das sobras do jantar de ontem. Estou pensando em dormir enfiado num saco plastico para não deixar meus pobres ácaros perdidos entre lençol e travesseiro.

E tem os campeões da pitaqueira que beira o humor que são os reporteres que comentam as chuvas e o frio. Não consigo entender por que em toda enchente ( especialmente aquelas do Tucanistão) lá vem um reporter explicar: choveu em um só dia tudo que estava previsto chover no mes inteiro.

Tem coisa errada nessa história, não tem não? Há anos chove em um só dia o que tinha que chover no mes, vai dai que ou as previsões meteorológicas são eternamente erradas ou tudo é uma desculpa esfarrapada pra desculpar o governante de plantão.

E quando faz um frio danado? Sempre se ouve: os termometros marcam 03 graus mas a sensação térmica é de zero graus. Deus do céu!!!  Joguemos fora os termometros. Afinal de que servem toda a precisão quimica e fisica de um bicho desses? Que diabos é "sensação térmica" quando se quer informar com presteza a temperatura ambiente?

Nesse embalo a gente podia também jogar fora os relógios e responder quando perguntado sobre as horas: bem minha sensação horária é de que agora são dez horas! Da mesma forma com os calendários, as certidões de nascimento.....

Humm dessa ultima muita gente iria gostar de se livrar.

Fiquem em paz,

Jonas

Musicas para o domingo 090111

Fernanda Takai - Sinhá Pureza (ao vivo) 

 


AfroCubism 

 


Mercedes Sosa - Gracias a La Vida 

 


BB King - How Blue Can You Get (From "Legends of Rock 'n' Roll" DVD) 

 


Roy Orbison - Pretty Woman (From "Live At Austin City Limits")

 

 

Stand By Me | Playing For Change | Song Around the World 


Jackson do Pandeiro - Nem vem que não tem 

 


O melhor da música brasileira 

 


Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana - Ska Around the Nation 

 


Lou Reed - Perfect Day

 


BEATLES: impossivel fazer uma lista de musicas sem esses moços. ACROSS THE UNIVERSE