sábado, 6 de março de 2010

A sabedoria do Geleia


Geleia é o nosso hamster aqui de casa. Ele mora numa gaiola que fica no famoso "banheirinho lá dos fundos".

Ele vive uma vida digamos assim um tanto quanto monótona, mas essa deve ser mesmo a vida dos hamsters. Sem muitas emoções. Nos fins de semana lavamos a gaiola dele e trocamos a palha. E as vezes ele passa os sabado e domingo na sala - dentro da gaiola - onde julgamos ser mais agradavel para ele, haja vista ele poder usufruir da nossa companhia, dos nossos barulhos etc. Vez ou outra a Gigi e a Rita brincam com ele, esporadicamente eu tambem e a Carô idem. Tentamos conversar com ele mas ele parece não entender.

Mas eu quero falar de algo que me chamou a atenção essa semana. Num desses dias a Rita mesmo mantendo a gaiola no banheirinho deixou a porta da gaiola aberta. E pela manhã o que encontramos? Em um do cantos do banheirinho uma pequena pilha da ração, no outro canto um outra pequena pilha da palha da forração da gaiola e o Geleia dormindo sobre ela. E em um terceiro canto sinais de que ele elegeu aquele pedaço como o banheiro.

É uma coisa à toa? Não sei. E fiquei matutando sobre as condições em que ele transportou um por um  os grãos de sua ração desde o potinho de dentro da gaiola até o canto. Fiquei pensando em cada pedacinho da palha que ele transportou um por um de dentro da gaiola até o outro canto.

Que ele fez tudo isso no escuro total não admira muito pois os hamsters são bichos noturnos e pouco enxergam, mas o que me chamou a atenção foi:

1) ele é um serzinho bem frágil e deve se cansar bastante com tantas idas e vindas, tanto leva e trás.
2) o senso de organização: comida separada da palha que é separada do banheiro sendo que este ficou bem longe de todo o resto.
3) a Rita o surpreendeu dormindo e era bem cedo, donde se conclui que ele fez tudo isso bem rapido.

É persistente esse bichinho. E além disso deve ter uma força sobre-hamster.  Sem falar das naturais adversidades pra executar uma tarefa com um certo grau de dificuldade e que ele deve ter enfrentado numa boa.

Voces estão esperando que eu feche isso fazendo comparações com os seres humanos e suas preguiças  não é? Pois acertaram.

Mas não quero ser assim tão óbvio. Paro por aqui. Concluam voces. Olhem por ai e vejam um bocado de gente que não sabe separar e nem preservar as coisas vitais para sua sobrevivencia.

Fiquem em paz.

Jonas