sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Desafinado?

Only A Northern Song, faz parte da trilha sonora do filme Yellow Submarine um desenho animado com os Beatles, musica composta por George Harrison.

É uma música desafinada. Sim senhor, desafinadissima. E uma parte de sua letra diz o seguinte: 

"se você estiver ouvindo essa música, você talvez pense que os acordes estão errados. Mas não estão! Eu apenas a escrevi assim!"

Mais adiante em outro trecho pode-se ouvir:

" e não tem problema as roupas que eu visto ou se meu cabelo é marrom..".

E ao ouvir essa musica  tão desafinada mas ao mesmo tempo justificada pela letra que confessa ser assim de maneira proposital, me ponho a pensar em quantas vezes cada um de nós parece destoar da harmonia que todos julgam ser a mais agradável aos ouvidos, a mais correta.

Penso que na vida assim como nessa música em muitos momentos saimos dos acordes, esquecemos a harmonia, mas temos as nossas razões. Mesmo parecendo em desacordo com tudo o mais temos as nossas razões. Por mais desafinadas que sejam  as nossas razões.
É exatamente isso que esse geniais musicos nos propõem: que ouçamos! de cara pode parecer desagradável aos nosso ouvidos mas ao saber que existem razões por trás disso, então o som estridente, o aparente desencontro dos instrumentos, acabam sendo agradáveis e terminam por ter, por que não, uma lógica.

Ouçam a música. Relaxem e apenas ouçam a música. Não queiram formar opinião sobre ela. Deixem apenas que ela entre em seus ouvidos, e percebam que apesar da desafinação, ela não deixa de ser uma musica e como tal pode ser bem agradável. Especialmente a bateria do Ringo, rsrs

Por último fica uma verdade: a vida, assim como uma escala músical, nem sempre é harmonica, mas se dermos umas duas ou tres chances a ela, ela pode ser bem bonita.

E não tenha medo de que a canção em que voce transforma sua vida esteja parecendo um tanto desafinada. A sua volta pode ter uma porção de gente gostando de ouvi-la!

Fiquem em paz.

Jonas