terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Boa noticia: tratamento dentário com menos dor


É da Alemanha que chega a noticia que pode eliminar a dor no tratamento de cáries. Cientistas de lá estão desenvolvendo uma nova tecnologia - jatos de plasma - que podem substituir aquela famigerada broca e seu ruidozinho que nos leva a todos à neurastenia.



Esse plasma pode destruir as bactérias dentárias sem causar dor, segundo informa a BBC Brasil.

Alguns de meus letrados leitores sabem que plasma é o quarto estado da matéria e não sei bem que valor tem isso na informação para nós leigos, mas está dada e de qualquer forma o que conta mesmo é a ausencia da dor.

Um fato que se constata é que apesar de toda a evolução tecnológica em um monte de áreas inclusive a odontólogica, ainda não se descobriu substituto para tres coisas: a broca com seu motorzinho, a agulha da anestesia e aquele alicate medieval que quando o vemos, viajamos para os calabouços da idade média sendo o nosso querido dentista aquele sujeito enorme vestido de couro cheio de tachinhas a rir do nosso pavor.


Mas insistem nossos abnegados profissionais de dentição que sim(!) houve evolução na área tais como implantes, tratamentos impensáveis algumas décadas atrás e a substituição do motorzinho de baixa pelo de alta rotação. Mas a respeito desse ultimo não sei por que não inventaram um protetor de ouvido a fim de abafar o ruido, pois convenhamos, só ele - o ruido - já dói!

Torçamos para que esse tal plasma entre logo em cena e ao menos sob um aspecto poderemos caminhar para a cadeira do dentista  mais elegantes e sem perder a dignidade.

Fiquem em paz,

Jonas