domingo, 24 de janeiro de 2010

Manchetes da Folha






Essas são as manchetes da Folha de São Paulo de 23 e 24 de janeiro de 2010. Se fossemos pontuais poderiamos nos prender apenas a elas e sobre elas discorrer muitos comentários e tomar partido de partidos e discutir sobre os rumos das proximas eleições.

Mas não se trata apenas disso. É preciso pensar no global. Pensar nas razões de por que as coisas são do jeito que são.

E essas manchetes podem nos dar as respostas das perguntas que muitos de nós fazemos quando buscamos entender o que se passsa em nossa sociedade, em nosso país. Ou melhor ainda essas manchetes podem ser a tradução das atitudes equivocadas

Desde muitos anos atrás nosso país tem experimentado descaso pela educação. Por razões inexplicaveis toda  nossa sociedade tem dado pouca ou nenhuma valia a educação.

Não falo apenas da educação formal dos curriculos escolares que já é bastante ineficiente falo da educação que estimula e fortalece aqueles valores deixados para trás no caminho de uma corrida insana em direção ao abandono de uma sociedade preocupada com seus cidadãos.

Precisamos discutir um novo modelo de sociedade ou quem sabe resgastarmos o modelo abandonado.

Precisamos urgentemente dar mais valor aos individuos, preocuparmo-nos menos com números e resultados estatiscos. Um país definitivamente não se constrói com números e recordes do que quer que seja.

Um país se constrói antes de tudo com amor. Com dedicação, zelo e respeito mutúos.

Torçamos meus amigos para que num futuro tomara que não muito distante possamos ler manchetes que nos informem que professores receberam premios por sua competencia e que policiais combateram o crime e não se uniram a ele.

Fiquem em paz

Jonas