quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O apodrecimento da velha midia

No ultimo dia 24 Lula concedeu entrevista aos blogueiros ditos progressistas haja vista estarem do lado esquerdo do pensamento politico brasileiro. Mas eles preferem chamar a si mesmos de "blogueiros sujos" em uma homenagem ao enriquecimento do anedotário nacional cometido por Serra ao chamar os blogs desse pessoal de sujos, sabe-se lá por que.

A repercussão dada pela velha imprensa a essa entrevista não passa nem perto dos assuntos em pauta, a velha imprensa prefere ter um ataque de ciumes e deitar uma falação tendenciosa sobre o que seria a qualidade, ou seriedade, dessa entrevista.

Começa pela Folha de São Paulo que preferiu gastar seu tempo em questionar quando os blogueiros haviam pedido a entrevista e  quando a mesma teria sido confirmada. Uma pergunta inédita informa a Assessoria de Imprensa do Planalto. O Presidente, segundo a Assessoria já concedeu 960 entrevistas ao longo desses oito anos de governo e a Folha nunca fez esse tipo de pergunta.

Depois é a vez de Dora Kramer a destilar veneno e desqualificar os entrevistadores, em um artigo no Estadão. Ela própria ao cegar-se de tanta dor de cotovelo, se contradiz confrontada com muitos de seus artigos publicados em tempos anteriores.

Daí vai o Noblat e faz um copia-cola em seu blog do artigo da sra dona Dora Kramer. Ou seja, inoculando assim um pouco mais de veneno nas cabeças dos incautos leitores.

Mas a cereja desse bolo ficou por conta de um dos discipulos do Mestre Ali Kamel, das organizações Serra, ops Globo. Esse rapaz carrega em seus ouvidos o discurso de Serra e igualou a entrevista a trincheiras!! Trincheira de ataque a imprensa. Mostra-se intolerante, ou incapaz de relaxar, ao humor sutil,  contido no nome de um dos blogs da entrevista que chama-se Cloaca News. E o seu dono é chamado de sr Cloaca. Óbviamente esse último agradece demais a promoção dada ao seu blog no meio da histérica incompreensão dos velhos senhores da velha midia. Esse moço - discipulo de Ali Kamel - parece surpreso ao saber que Lula dirigiu-se ao blogueiro como sr Cloaca. Não entendo por que. Dado que das cabeças de algumas figuras da velha imprensa saem coisas muito piores que de uma cloaca quando referem-se ao Presidente da Republica. Mas ai tudo bem né?

O que salta no meio de tudo isso é a resistencia, ou quem sabe incapacidade mesmo, em aceitar a internet como a proxima ( e quem sabe a única ) usina de informações.

Talvez o problema daqueles que insistem em ficar na velha midia seja o seu medo de ver as suas verdades serem debatidas quase que no mesmo momento em que são divulgadas, pois é esse o grande lance da internet: os navegantes podem rebater, reprovar, validar, e divulgar as informações sem serem submetidos a nenhuma especie de controle. Cada vez mais e de maneira irresistivel os cidadãos comuns, quando navegando pela web, podem consumir noticias não de forma passiva, mas interagindo com as mesmas e sendo muitas vezes eles próprios os divulgadores ( notem que eu não disse donos) da informação.

A concorrencia na divulgação de informação está sendo multiplicada por mil e isso pode significar o fim de impérios que nem preciso dizer os nomes. E ainda mais que isso, os egos de alguns medalhões da velha midia perderão o brilho e terão que descer do palanque de suas proclamações dadas até hoje como irrefutáveis, e virem até o chão debater com leitores cidadãos-comuns, publicarem revisões, aceitarem sugestões. Ou ainda, se for da vontade de um deles, recolher-se ao ostracismo e deixar para os comprometidos com a exatidão das informações a divulgação de ideías para serem debatidas e o acatamento da pluralidade de opiniões.

E que acalme-se a velha imprensa. Assim como acabaram os pincéis de espalhar sabão de barba no rosto, os filmes para máquinas fotográficas e os acendedores de lampiões a gás, acabarão também os jornalões e as revistonas. Isso não é uma profecia, é fato.

Em tempo: Lula concedeu 960 entrevistas em 08 anos o que dá uma média de 01 entrevista a cada 03 dias o que invalida a opinião do discipulo de Ali Kamel que começa seu despautério dizendo que Lula é avesso a entrevistas.

Clique aqui para ler o comentário da Assessoria de Imprensa sobre a pergunta da Folha.

Clique aqui para ler o comentário de Paulo H Amorim

Clique aqui para ler a integra da entrevista de Lula aos blogueiros.

Clique aqui para ler a ciumeira de Dora Kramer

Clique aqui para ler o discipulo de Ali Kamel promovendo o Cloaca News.

Fiquem em paz

Jonas