terça-feira, 24 de novembro de 2009

Esperas

Passamos a vida esperando. Esperamos para nascer. Esperamos os que vão nascer. Também esperamos sair o pãozinho quentinho na padaria. Esperamos a sexta feira e o feriadão também.

Há quem espere a morte, sei lá. Esperamos o dia da festa, qualquer festa. Esperamos o sinal abrir. Esperamos a promoção e mais salario.

Esperamos o dia nascer. Esperamos o sol. As vezes uma certa saudade, uma melancolia nos faz esperar a chuva. Esperamos a noite, as marés, as luas, as estações do ano. Esperamos sinais, sejam lá do que for. Esperamos amanhecer.

Sentamos no sofá e esperamos a hora do jornal, da novela, do futebol. Esperamos os filhos voltarem para casa.

Esperamos a hora do papo com os amigos. Esperamos em algum canto, calados e absortos, passar a moça mais linda da nossa rua.

Colocamos a cerveja no freezer e esperamos que ela fique no ponto, esperamos o bolo assar no forno, esperamos a carne assar na churrasqueira. Esperamos o final do livro que estamos lendo.

Enfim, nesse minuto que estamos, se ele era esperado, já chegou e já foi, não é mais. Agora já estamos esperando o próximo minuto, o próximo evento. Esperar. Esperança...

Acho que é essa nossa eterna paciencia em esperar que o que está por vir é o que nos realizará, é que nos faz sentir tanto prazer pela vida.

Nossas esperas nos empurram por aí e nos fazem querer mais e mais o minuto seguinte, aquele minuto que vai nos aproximar daquilo que queremos, daquilo que vai nos encantar, felicitar, libertar, nos ajuntar com algo ou alguém. É nessa sede, nessa ansia, nessa antevisão, que damos sabor às nossas vidas.

Quanto a mim, continuo escrevendo coisas desse tipo, pois espero fazer-me compreender em meu discurso de que viver a vida em plenitude é pensar nela, sempre e sempre. É buscar respostas para seus mistérios. Compreender por que amamos tanto....

Fiquem em paz.

Jonas