domingo, 13 de abril de 2014

Carta aberta a Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

Caro Eduardo,

A primeira razão desta carta é minha frustrada tentativa de, em resposta que enviei de um email seu aos seus leitores, tentar expor o que penso que poderia ser uma solução para essa "guerra" que parece interminável da midia contra o PT.

Seu email para os leitores nos convocava a militar com força e com vontade na resposta aos ataques da oposição via interneteiros convocados, quem sabe pagos, para denegrir não apenas a imagem do PT e do governo federal mas até mesmo dos militantes petistas.

Na resposta que lhe enviei - a qual não causou em você a reação que eu esperava, que era a de ao menos interessar-se por uma sugestão -  eu disse que não acredito que se deva gastar energias com cães raivosos, pessoas desprovidas de razão e de conhecimento político e ainda por cima debater com robôs virtuais que, obviamente, não lerão argumentos de ninguém.

Entre o dia desta nossa unilateral troca de emails e o dia de hoje, tsunamis midiáticos parecem ter tomado mais força e tamanho e ameaçam de maneira concreta soterrar as pretensão de Dilma, Lula e PT de governar o pais por mais quatro anos.

E a partir daqui começa a segunda razão deste minha carta a você.

Militâncias sejam de oposição como de situação trabalham em cima de fatos que lhes chegam, fatos supostamente verdadeiros, e fatos chegam ao conhecimento de todos via mídia. A mídia, nestes nossos dias de hoje, é a principal causadora de debates, desgastes, difamações, e tudo o mais que houver relativo ao momento político que vivemos. Aqueles que multiplicam esses fatos, são meros mensageiros. A mídia é verdadeiro o bunker a ser estourado.

E não somos nós anônimos e indefesos militantes - isso inclui você e demais blogueiros sujos - que colocaremos a mídia contra a parede e faze-la trabalhar do jeito que deve ser.

E por falar em trabalhar isso é justamente o que não fazem as redações dos órgãos de comunicação, não apenas por culpa delas, mas por conta da absoluta falta de resposta e/ou esclarecimentos dos boatos que a mesma mídia planta por provocação.

Você esteve em uma entrevista com o Lula e isso, em outras palavras, foi o que ele disse. No dia de hoje estamos vendo a reação indignada de Zé de Abreu, diante da passividade do PT ao não tomar atitudes com tudo o que está sendo feito com José Dirceu.

O resumo da ópera é este: o Governo Federal e todas as suas instâncias mais a cúpula do PT precisam encarar a imprensa e falar sobre sua versão dos fatos.

A impressão que esta sendo passada a militantes como eu é que tanto o Governo Federal, como a cúpula do PT , Lula e Dilma no meio, esperam que a militância assuma o papel de debater, defender, apresentar propostas, desmascarar a oposição, provocar pautas para a mídia e tudo o mais. Isso é impossível!

Quando muito, militantes como você e mais um punhado dedicam-se a responder aos ataques da oposição via mídia, mas convenhamos, nem você e nem o punhado de militantes tem  visibilidade necessária para contrapor as mentiras e armadilhas lançadas todos os dias em todas as áreas  da sociedade brasileira. Desnecessário citar a desproporção de forças.

Tenho muitas criticas a fazer sobre o modelo politico dos Estados Unidos mas para uma coisa sou obrigado a tirar o chapéu: sempre que um fato relevante, de interesse da nação precisa ser colocado as claras o Governo bota a cara na frente da imprensa e manda seu recado. 

Que tal fazer a mesma coisa por aqui? Que tal tornar rotina entrevistas coletivas com TODA a imprensa, seja a Presidencia, os Ministérios, Secretarías, todos os orgãos  publicos, em especial a direção do PT ??

Por que não por a imprensa para trabalhar em cima das voz de quem é diretamente responsável pelos fatos?

Sim, é verdade que mesmo assim haveria uma tentativa de distorcer, omitir, ironizar, desacreditar o entrevistado, mas isso seria no começo, em um certo momento a ficha cairia e ao menos uma parte consideravel das verdades começaria a aparecer mesmo que essas verdades ainda fossem merecedoras de criticas. Mas, repito, a critica seria feita em cima de verdades e não de ilações.

Por que deputados e senadores petistas não se indignam com ocorrências havidas nas hostes oposicionistas.  Até do vestido da Dilma a oposição já falou e fez discurso contra. Tá, isso é risível, mas se o PT fizer a mesma coisa essas atitudes meramente teatrais da oposição acabarão por perder o efeito.

Em suma meu caro Eduardo preocupa-me como um governo que é não capaz juntamente com seu partido de reagir de maneira coordenada respondendo a enxurrada de factoides surgidos todos os dias, poderá governar um país com um grau de dificuldade muitíssimo maior?

Essa insistente demonização da mídia já passou dos limites e o que deveria ser uma mera critica começa a parecer ou fraqueza ou medo, o que é impensável.

Não é mais possível o PT, Dilma e Lula, ficarem ouvindo da militância apenas o querem ouvir. Já passou da hora do PT, Lula e Dilma, entenderem que o papel deles, PT, Lula e Dilma,  nessa historia toda é muito mais importante, grandioso e produtivo do que o nosso, sendo que nosso papel não ultrapassará jamais essa inútil bateção de boca  com os cães raivosos alimentados por uma mídia que não tem o que fazer.

O assunto é longo, extenso demais e carregado de obviedades e por isso não quero mais tomar seu tempo. Mas pense nisso e use um tanto de sua capacidade de argumentar a favor do PT como instrumento de fazer despertar o próprio PT de que não se tem mais tempo a perder, ou perde-se as eleições.

Grandes abraços

Jonas