sexta-feira, 12 de março de 2010

Edição extraordinária - Glauco, parte de meus risos

Quase diariamente e ao longo de vários anos uma parte de meus risos são devidos ao Glauco. Virou uma especie de ritual diário, uma liturgia mesmo, eu ler as tirinhas da Folha de São Paulo e entre elas as do Glauco.

Dificil dizer de qual personagem criado por Glauco eu gosto mais , pois quase todos eles são um pouco de nós mesmos ou ao menos um pouco das pessoas com quem convivemos.

Glauco consegue como poucos traduzir o cotidiano de todos nós, aquelas pequenas situações que enfrentamos diariamente e que a depender do que seja, chega a afetar nosso humor.

Mas o Geraldão e sua mãe, o Faquinha, a Dona Marta, o Doy Jorge, o Geraldinho todos eles nos mostram que mesmo aquelas situações ridiculas ou massacrantes podem ser levadas numa boa.

Hoje fica tudo um pouco mais triste, especialmente por saber que Glauco ( e seu filho uma dupla tragédia) foi vitima da violencia, justamente uma pessoa que abraçou a arte de nos fazer rir, de fazer nossos dias um tanto melhores. Ironia.

Fique em paz Glauco e pode deixar que hoje mesmo eu direi a Deus o quanto sua presença por aqui foi importante e Ele certamente pedirá que voce continue a fazer suas tirinhas por lá.

Jonas


De ovos e de galinhas

E a grande pergunta deste e de outros séculos é: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?


Pergunta recorrente aqui em casa, especialmente nas refeições, e sempre feita pela Gigi, imagino que o seja também no resto do mundo. Razão pela qual o Saúva vem a publico botar um pouco de luz nessa questão.

Depois de dar as devidas googladas em busca da resposta para tão impertinente questão, descobri que o o assunto paira também sobre as mesas de sábios e estudiosos e são deles as respostas abaixo. Acalme-mo-nos pois. Existe luz no fim do tunel.


 “A galinha, tal como a conhecemos, teve de surgir antes que pudesse pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um animal menos evoluído, provavelmente também uma ave. Somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir”. Décio Altimari, geneticista da Santa Casa de São Paulo
 
Graças à genética moderna, podemos ter certeza de que o ovo veio antes. As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozóides. É isso que dá origem a novas espécies.” Christopher Langan, autodidata americano tido como “o homem mais inteligente da América”, com QI de 195 pontos.  
 
Quando a galinha ainda era um ovo, ainda assim ela era da espécie Gallus gallus. Portanto, a primeira forma de vida dessa espécie teria que ser um ovo.” John Brookfield, geneticista da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.
 
“Por criação queremos dizer a condução à vida por um criador sobrenatural. Ele usou processos que não estão agora em operação, em lugar do universo natural. Mas Ele foi responsável por dar a vida a todos os seres.” Duane Gish, bioquímico e pensador criacionista, crítico da teoria da evolução.
Ao ler e reler essas respostas acabei por concluir que ainda ouviremos essa pergunta por muito tempo e por mais tempo ainda não saberemos a resposta.
 
Resta ainda mais uma saída. O Saúva propõe uma pesquisa sobre o assunto. Ela ficará ai no canto esquerdo durante uns dias. Respondam. Quem sabe não sairá daqui o Premio Nobel Das Respostas às Perguntas Irrespondíveis.
Fiquem em paz.
Jonas