sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A árvore humanidade - Mensagem de Natal



Esta foto ai em cima é da arvore de Natal montada no Rio Capibaribe, aqui no Recife. É uma beleza de árvore não é? E nessa época do ano montam-se árvores mundo afora, fica parecendo assim um festival, e é bonito de se ver. E a gente pensa um milhão de coisas. Desde em quantas lampadinhas são necessárias para iluminar uma árvore dessas até no Menino Deus.

E tem uma outra árvore que penso eu, passa sempre despercebida. É uma arvore de tamanho descomunal, imensurável, de idade inimaginável. Muito mais bonita do que todas essas que se vê por ai. Uma árvore semeada talvez em lugar nenhum, em um tempo em que tudo era vazio. E que germinou de um modo espetacular, impossivel de ser contida, a árvore chamada Humanidade. E essa arvore somos nós.

Todos nós plantados no mesmo chão, bebendo a seiva da mesma raiz, fazendo a fotossintese através do mesmo sol. Juntos, intimamente ligados, vivendo as mesmas etapas da vida, todos interligados a todos. Uma hora somos os galhos, outra hora os ramos, as vezes somos flores, outra vezes semente, podemos ser as frutas ou as folhas. Cada um de nós a seu tempo, cumpre seu papel na manutenção da vida desta árvore. Passamos, cada um de seu jeito, os outonos, as primaveras, os invernos e os verões.

Somos dela, para ela e por ela. Sem um não haveria o outro. Viemos todos da mesma Semente, somos todos resultado do mesmissimo Projeto Genético, somos o resultado do gesto do mesmo Semeador. Muitos de nós chamam esse semeador de Deus, outros de Alá, Jaweh, Buda, Dalai Lama, e tantos mais, mas o gesto foi único: semear no seio fértil da mãe Terra a mais rica de todas as sementes: a vida humana.

Assim somos nós. Uma árvore em volta da qual não podemos ficar, dado que somos ela mesma. Uma árvore sob cuja sombra não nos deitamos, pois estamos dentro dela. Uma árvore de cujos frutos não nos alimentamos, pois nós mesmos somos os frutos, e muito menos podemos sentir o perfume de suas flores, pois nós somos as próprias.

O que nos cabe então? Cabe-nos participar da harmonia do tempo da árvore, não interferir na natureza da árvore, respeitando-a como parte integrante e indivizivel da vida, vendo-a como nosso próprio sustento, algo indispensável para a Criação.

Então há que se cuidar dela para que frutifique apenas bons frutos, para que seja sementeira da vida em plenitude. Para garantir nela a realização do gesto do Semeador.

Feliz Natal, fiquem em paz.

Jonas