quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Breves relatos sobre o Cansei II


Selecionei tres publicações sobre as Marchas convocadas para ontem pelo país. Vamos à elas.

Do Blog do Ricardo Kotscho

Publicado em 07/09/11 às 16h08

Protesto chique em SP lembra fracasso do “Cansei” 

Eles não aprendem e não desistem. Derrotados três vezes nas eleições presidenciais, os valentes da fina flor paulistana foram de novo às ruas para protestar "contra tudo o que está aí". Desta vez, o álibi foi a Marcha Contra a Corrupção organizada nas redes sociais em várias regiões do país.

Em São Paulo, apesar dos esforços de alguns blogueiros histéricos, o protesto fracassou: segundo  a Policia Militar, apenas 500 pessoas se animaram a sair de casa neste belo feriado de 7 de setembro com muito sol para ir à avenida Paulista levantar cartazes contra a corrupção.

A personalidade mais conhecida identificada pela imprensa foi a socialite Rosangela Lyra, sogra do jogador Kaká e representante da Dior no Brasil.

Era a mesma turma chique do "Cansei", um "movimento cívico" criado em julho de 2007, para protestar contra o "caos aéreo", pelo presidente da OAB paulista, Luís Flávio Borges D´Urso, agora pré-candidato do PTB de Roberto Jefferson a prefeito de São Paulo, mas nem ele foi visto hoje na avenida Paulista.

De outro líder do "Cansei", o executivo Paulo Zotollo, ex-presidente da Phillips, não se ouviu mais falar. Na época, ele causou um enorme dano para a imagem da empresa ao declarar em entrevista ao jornal "Valor":
"Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz como tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado".

O Piauí ainda existe, virou até nome de revista, vai bem, cresce e seu povo está melhorando de vida, ao contrário do infeliz executivo que apenas vocalizou o que pensava boa parte da elite paulistana sobre os nordestinos, quando o presidente do país era o  pernambucano Lula.

A direção nacional OAB nacional na época, que ainda não era dominada por tipos como Ophir Cavalcante (quem?), o novo Álvaro Dias predileto da mídia, decidiu não participar do movimento e criticou a sessão paulista da entidade.

O então presidente da OAB-RJ, Wadih Dammus, resumiu do que se tratava. "O Cansei é um movimento de fundo golpista, estreito e que só conta com a participação de setores e personalidades das classes sociais mais abastadas de São Paulo".

Foi o que se viu no 7 de setembro de protestos na avenida Paulista. São os mesmos. Só mudou o mote.

Em tempo (atualizado às 19h12): 

No final da tarde desta quarta-feira, 7 de setembro de 2011, os números sobre o tamanho das manifestações em São Paulo variavam nos portais da grande mídia, que ajudaram a promover os protestos na avenida Paulista.

Segundo a "Veja", em nova manifestação promovida à tarde, no mesmo local, havia entre 2 e 4 mil pessoas no protesto, dependendo do informante e do blogueiro.

No portal da  "Folha", o maior jornal do país, a multidão de protestantes chegou ao máximo de 700 manifestantes, em seus diferentes informes ao longo do dia.

Até o final da tarde, segundo o portal do "Estadão", um dos mais empenhados promotores das manifestações na avenida Paulista, em nenhum momento, até as 19 horas,  o protesto passou de 500 participantes.

Seja como for, foi bem menos gente do que o registrado na maior manifestação do fracassado "Cansei", promovida no dia 17 de agosto de 2007, na praça da Sé, em São Paulo, com o apoio da Febraban (a federação dos bancos) e da Abert ( a associação das grandes emissoras de televisão), entre outras mais de 60 entidades da "sociedade civil organizada".

Segundo a Polícia Militar, havia 5 mil pessoas naquele dia em São Paulo protestando contra o "caos aéreo" do governo Lula e outras mazelas nacionais.

A grande imprensa brasileira, que se uniu para promover o golpe militar de 1964 e eleger Fernando Collor em 1989, parece ter perdido seu poder de mobilização. E seus blogueiros, colunistas e editores amestrados continuam latindo para cada vez menos gente.

 Do Blog do Altamiro Borges

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Que tal a marcha contra escravocratas?

Por Altamiro Borges

Neste 7 de setembro, Dia da Independência, a Juventude do PSDB, os chefões demotucanos e alguns “calunistas” da mídia deram apoio às chamadas “marchas contra a corrupção”. O motivo é nobre e seduziu algumas pessoas contrárias aos “malfeitos” com o dinheiro público. Já os animadores dos protestos não são tão nobres assim. Muitos deles são mais sujos do que pau de galinheiro.

Mas já que decidiram deixar suas mansões e ir às ruas para protestar, aproveito para fazer uma sugestão. Por que não convocam também atos contra as empresas corruptoras ou contra os empresários que sonegam impostos e desviam grana para os paraísos fiscais? Já que estão tão indignados, por que não protestam contra os escravocratas, que crescem como praga no país?

A “lista suja” da escravidão

No final de julho, o Ministério do Trabalho divulgou o seu Cadastro dos Empregadores. Ele mostra que o uso do trabalho escravo tem crescido no país. A “lista suja” do governo traz 251 nomes de empresários do campo e das cidades – o maior número desde a criação da lista, em 2004. Em julho do ano passado, ela continha 151. Em cerco de um ano, o salto dos criminosos foi de 65%.

Segundo o ministério, esse aumento decorre do aperto na fiscalização. Ela hoje seria mais eficiente, como comprovou o recente escândalo do uso de trabalho escravo nas oficinas subcontratadas pela multinacional espanhola Zara. Será que o correspondente do El País, Juan Arias, que adora falar besteiras sobre o Brasil, toparia participar de uma “marcha contra os escravocratas”?

Cadê os indignados demotucanos?

A “lista suja” também confirma que a maioria dos escravocratas explora na zona rural – são os velhos latifundiários, alguns deles travestidos de modernos barões do agronegócio. Dos 251 criminosos listados, 183 infrações foram cometidas no campo. O total de trabalhadores resgatados nestes locais foi de 7.963. O Pará é o estado que concentra o maior número de escravocratas (62).

Será que o senador tucano Álvaro Dias, muito ligado aos ruralistas, toparia convocar uma marcha contra o trabalho escravo? Pelo twitter, ele foi um dos entusiastas dos protestos de ontem. O “indignado” demo ACM Neto também poderia ser acionado. Alguns tucaninhos, filhinhos de papai de ruralistas, poderiam até usar seus carrões para agitar a “marcha contra os escravocratas”.

Desarquivar a PEC do trabalho escravo

Esta marcha não teria somente um caráter de denúncia, não seria apenas um oba-oba oposicionista. Ela serviria para pressionar os deputados a desarquivarem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) contra o trabalho escravo. Até hoje o DEM e o PSDB, além dos ruralistas de outros partidos, bloqueiam a tramitação deste projeto civilizatório. Será que rola dinheiro dos escravocratas?

Ela também poderia exigir maior fiscalização do Estado. Afinal, os escravocratas são notórios corruptores. Eles corrompem fiscais, juízes, policiais e... parlamentares. A bancada ruralista no Congresso Nacional é expressiva e atuante. Para peitar os escravocratas corruptores é urgente aumentar a fiscalização e endurecer as punições. Quem topa a marcha contra os escravocratas?
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GENTE À TOA

 

Sabem quem é essa gente que participou da “manifestação contra a corrupção", na Avenida Paulista? São as mesmas pessoas que fizeram manifestações quando aconteceram os acidentes dos aviões da TAM e da GOL. São pessoas sem nenhum escrúpulo que usaram os mortos no acidente e seus familiares para gritar “Fora Lula”. Na época culparam o presidente pelos acidentes, como se ele fosse o piloto, o controlador das torres ou o mecânico que fez a manutenção dos aviões. Depois das perícias, das investigações sobre as causas dos acidentes, a verdade veio à tona: no acidente da GOL, os pilotos americanos foram os culpados; no acidente da TAM houve falhas mecânicas e do piloto. Há acidentes de aviões no mundo todo e nunca, em país algum, alguém teve a idéia destrambelhada de culpar o presidente da nação. Como no caso dos acidentes aéreos, o que essa gente quer de fato não é combater a corrupção, mas culpar o governo. Eles ainda não se conformaram, mesmo após os 8 anos do governo Lula, em serem governados por um ex-sindicalista, ex-operário e nordestino. Não aceitam que milhões de pessoas saíram da miséria graças ao Bolsa Família e à geração de empregos recorde. Não aceitam que os filhos dos pobres tenham ganhado o direito de freqüentar quaisquer universidades, graças ao PROUNI. Nunca aceitaram os recém-chegados à classe média. Agora não aceitam que a presidenta Dilma dê continuidade ao governo Lula. Dilma está fazendo um ótimo governo para todos os brasileiros, mas principalmente para aqueles que mais necessitam. Isso não interessa para essa gente abastada, eles querem um governo que atenda apenas seus interesses, como foi o governo FHC. Eles votaram no Serra, foram derrotados pela segunda vez e estão inconformados, querem um terceiro turno na marra. Teve um moleque abestalhado que disse que queria a revolução, confundindo o golpe de 1964 com revolução. Será que ele sabe o que é um golpe militar e suas conseqüências trágicas, como as mortes de pessoas, as torturas? Sabe que essas barbaridades seriam seguidas pela desestabilização da economia do país, pelo desemprego, falta de crédito, desabastecimento? Não, o idiota não sabe o que é um golpe militar. Alguns babacas estavam na manifestação fazendo propaganda explicita da revista Veja! Não sei se eles foram pagos pela Editora Abril, se eram funcionários ou se são apenas um bando de abestalhados alienados. A revista Veja está morrendo de ódio de ter sido pilhada cometendo crime de invasão de privacidade. O fato é que o objetivo da manifestação era só combater o governo Dilma, criticar o PT. Estão tentando evitar que o PT eleja prefeitos em 2012 e que Dilma se reeleja em 2014, ou que o Lula volte, se Dilma não quiser a reeleição. Essa gentinha elegeu Maluf, Pitta, Serra, Kassab; se pudessem, elegeriam FHC. Mas o que eles mais desejam, no fundo de suas almas preconceituosas, é a volta da ditadura militar: basta ler os comentários desses cretinos no blog do abestalhado Reinaldo Azevedo, que é chamado até de"general”. Ô gente escrota!
 
Jussara Seixas
 
Fiquem em paz

Jonas