segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um bom fim de semana

Neste fim de semana visitou-nos minha filha a Carô. Trouxe na bagagem robustas mandioquinhas e verdejantes jilós.

Já no sábado as mandioquinhas, amarelas por natureza, transformaram-se em massa temperada com verdes temperos mais o branco do sal e para completar nossa brasilianice, pela janela e visto da mesa do almoço, brilhava um dos azuis mais azuis que o céu pode ter. Formatada em pequenos cilindros e mergulhada em olho fervente a tal massa transformou-se num dos mais saborosos pratos que já manjei.

A noite a Gigi reuniu os amiguinhos para comemorar seus nove anos de idade que, por essas coincidencias da vida, é justamente a idade de um dos meus maiores amores.

Na manhã do domingo falei por telefone com dona Catharina, já na casa das nove decadas de existencia, mas que ainda me dá, vez ou outra, o prazer de pronunciar a palavra mãe e ouvir um oi filho.

Lá pelas vésperas do almoço com os ossos esparramados no sofá ouvi, vindo da cozinha, o caracteristico sssshhhh que saem das frigideiras ao prepararem frituras. Perguntei: Que fritas Rita?  Jilós! Respondeu a Rita.


Sobre a mesa posta ví uma bandeja e dentro dela repousavam  pequenas rodelas verde escuro do jiló outrora verde claro. Com a boca cheia d´água, minhas mandibulas passaram a triturar os crocantes pedaços da iguaria, cujo amargor paradoxalmente tantas vezes adoçou minha vida.

Decididamente não  preciso de muita coisa para ser feliz.

Fiquem em paz

Jonas