sábado, 23 de fevereiro de 2013

Yoani: madre Teresa ou cliente da Daslu?

Insisto em dizer que é incompreensivel, ao menos para mim, as razões de sr Nelson Motta ter largado as coisas da musica, teatro e artes em geral para se meter em politica. Ele é bem fraquinho nisso. Mas deve ser coisa de seus patrões. E ele é claro tem que obedecer. Mas seus argumentos não duram cinco minutos.

Vamos lá. 

O sr Nelson Motta saiu em defesa da moça Yoani, a suposta blogueira cubana, e os argumentos dele são tão mal embasados que basta responde-lo com o que se lê na WEB. Se ele desse uma googada rapidinha não correria o risco de jogar fora o respeito conquistado junto ao publico em geral, como pessoa bem informada a respeito de umas tantas coisas do mundo das artes.

Eis o artigo de sr Motta publicado no 247 e minhas considerações a respeito de suas descondierações com o publico em geral.

Novela cubana
Se os eficientíssimos serviços de repressão cubanos, que há anos espionam Yoani Sánchez dia e noite, tivessem descoberto a menor prova de suborno, a "agente milionária da CIA" já estaria presa. É sintomático que, para eles, alguém só discorde do governo se levar dinheiro. Freud diria que estão falando deles mesmos.

Bem sr Motta conheço um outro país em que um certo partido de oposição ajudado por uma certa imprensa engajada partidariamente diz a mesma coisa de blogues em geral. Talvez Freud possa dizer a todos nós por que, aqui no Brasil,  aqueles que militam a favor do governo federal são chamados de "chapa-branca" pelo senhor e seus colegas.

Antigamente eles queriam ser mais realistas que o rei, hoje tentam ser mais tirânicos que os tiranos, como mostraram os protestos contra Yoani em Recife, Salvador e Feira de Santana, não só com gritos e faixas, mas esfregando dólares falsos no seu rosto e puxando os seus cabelos.

A imprensa da qual o senhor faz parte cansou de inventar ( e fracassou) marchas de protestos: "Cansei". "Indignados contra tudo que esta ai". "Contra Corrupção". O que o senhor tem a dizer sobre elas?

Mas Yoani até gostou dos protestos, como um sopro de democracia para quem vive numa ditadura sufocante, e se divertiu ouvindo velhas palavras de ordem "que nem em Cuba se ouvem mais". O resultado foi uma repercussão muito maior — maciçamente a favor da blogueira — do que teria a sua viagem ao Brasil.

Uau! E o senhor sabe quais são as palavras de ordem que nem em Cuba se ouve mais? Hum.. tá atualizadinho hein? Mas essa "repercussão muito maior" começou pelas ilações infundadas e bem ao estilo " Mãe Dinah" da sua revistinha de cabeceira - aquela editada à beira do esgoto paulistano, o Rio Tietê - que na semana passada chamou a atenção para a passagem dessa moça pelo Brasil, chamando o seu, o meu, o nosso PAÍS de satélite cubano. ( tem coisa mais fora de moda pra se dizer?) Não fosse por isso  ninguém saberia da visita dessa triste figura ao NOSSO Brasil. Vamos combinar: isso tava combinado né?

No sertão baiano, uma milícia de talibãs tropicais impediu a exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras", porque não queriam discutir nada, mas calar o opositor no grito. Quando conseguiu falar, Yoani disse que vive numa sociedade "onde opinião é traição" e eles vaiaram.

Tá errado. A exibição do filme não aconteceu por que sua "idola" chegou atrasada ao evento - talvez seja por que o relógio suiço da moça não estivesse ajustado com nosso horário - e os organizadores aproveitaram a deixa pra não exibir porcaria nenhuma.

Mas deveriam aplaudir, porque no Brasil que eles sonham também será assim. A maior fragilidade da democracia é poder ser usada livremente pelos que querem destruí-la, a começar pela liberdade de expressão.

O senhor desconhece liberdade de expressão senhor Motta. Tanto que alguns dias atrás o senhor classificou de coices e relinchos a expressões contrarias ao ex-poeta brasileiro Ferreira Gullar emitidas por um bocado de navegantes da WEB. O senhor esqueceu?  Não lembra que o senhor alegou algo parecido como o maior poeta vivo brasileiro merece todo o crédito em suas palavras apenas por esse fato em sí mesmo? Haja maniqueismo hein?

Yoani escreve, descreve e analisa muito bem o cotidiano de Cuba, mas suas críticas não são violentas, debochadas ou incendiárias. Muitas vezes são crônicas sobre as dificuldades para comprar um ovo, o elevador quebrado há oito anos, a escassez de quase tudo, os roubos e malandragens sistêmicos, a internet lenta e censurada, os privilégios da elite.

Então tá senhor Motta. Pelo que se sabe essa moça Yoani  tem acesso a uma baita internet, coisa para poucos até mesmo no lado de fora das fronteiras cubanas. E não é só isso. Ela usufrui inclusive de Pay Pall coisa proibida para seus demais concidadãos. Acrescente-se ainda que em um ano ( um ano apenas ) dona Yoani ganhou em premios internacionais - estranhamente todos ligados a grandes orgão privados de comunicação - o equivalente a mais de 20 anos de salário minimo de paises como a França!  Então essa coisa de comprar ovo e consertar elevadores para ela não é problema de jeito algum. Se ela quer que imaginemos que Cuba é o inferno sobre a terra deveria apresentar-se com um perfil proximo de Madre Teresa de Calcutá e não alguma coisa parecida como uma potencial cliente das Lojas Daslu.

Como quase todos num país ainda na idade do byte lascado, Yoani não tem conexão em casa. É obrigada a postar em hotéis a preços absurdos porque as poucas lan houses são só para estrangeiros e seu blog não pode ser acessado na ilha.
Uiii sr Motta. Nessa o sr pegou pesado. A sua "revolucionariazinha" tem seu bloguezinho "modesto" traduzido em mais de 18 idiomas uma façanha que a coloca como titular de um site mais badalado que os da ONU, do FMI e da União Europeia apenas pra citar alguns. Então nos dê licença sr Motta ela não paga preços absurdos em nada. Absurdo é o que ela ganha como serviçal do neo liberalismo, modelo para o qual o senhor trabalha de graça se comparado com ela. Hum desconfio que é por isso que o senhor está revoltado.

Agora Yoani quer usar o dinheiro dos seus prêmios culturais ganhos no exterior para fundar um jornal independente. Ley de Medios em Cuba já!

Ai jizuismariajosé! Quer dizer que o senhor sacou o espirito da Ley de Médios? Hum mas isso foi só uma ironia sua não foi?  Talvez devido a sua inexperiencia em cronicas politicas ( culpa de seu patrão que o põe a fazer coisas que o senhor não sabe ) o senhor acaba de jogar por terra uma provavel seriedade que poderia ser atribuida ao seu texto. Encerrando assim o senhor se declara um observador hipocrita dos grandes debates revelando seu pouco caso com a democracia.

Por fim recomendo a leitura dos artigos abaixo, escritos por gente verdadeiramente competente que não usa argumentos tão rasteiros e tolos para tratar de assunto tão importante como a liberdade de expressão.


Salim Lamrani: Um bate-papo com Yoani Sánchez

 Izaías Almada a Yoani: Interceda pela vida do soldado Bradley Manning

 As dúvidas sobre a blogueira cubana