quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O pitos de Lula

Dias atrás eu estava na estação Brigadeiro do metrô, na fila para recarregar meu bilhete único. Na posição que eu estava eu ficava bem ao lado daqueles leitores eletrônicos que permitem ao usuário ver quanto tem de credito em seu cartão. E nesse momento vi que uma senhora, aparentando uns 40 anos, tentava justamente usar os tais leitores sendo que um deles estava fora de funcionamento. Tomei a iniciativa - que de inicio pensei ser gentil - e disse a ela: senhora, esse leitor não está funcionando, use aquele ali. A senhora foi para o outro e nitidamente tinha dificuldade de inserir o cartão no tal leitor. Nesse momento a fila andou e eu para não perder meu lugar andei também, porém continuei a acompanhar a senhora com os olhos, torcendo para que ela acertasse colocar o cartão na engenhoca. Porém não conseguiu e passando por mim, meio brava, pude ouvi-la dizer em tom raivoso: eu tenho que morar no Brasil, mesmo!

Fiz esse preâmbulo apenas para que sirva de gancho ao comentário que tenho a fazer a respeito de muitos de meus patrícios e seu desejo cada vez mais latente de que o Brasil dê errado e a sua perturbadora recusa em admitir que o Brasil caminha a passos largos para consolidar sua soberania econômica, política, intelectual e tecnológica.

Penso que a subida de Lula ao poder tenha servido para recrudescer nosso já patológico  preconceito de classe e de raça, uma vez que caiu por terra a secular divisão entre Casa Grande e Senzala vigente no Brasil.

Passadas tantas décadas em que não fizemos outra coisa senão delegar aos brancos de olhos azuis a tarefa de conduzir nossos destinos e agradecermos contentes os espelhinhos e bijuterias que nos traziam os viajantes do Atlântico Norte, nos vimos subitamente e através de Lula capazes de gerir nossas próprias coisas e decidirmos a respeito de nosso próprio destino como povo e Nação.

O Enem não presta. O SUS não presta. A Petrobras não presta. A Copa de 2014 vai ser uma vergonha. A erradicação da pobreza não presta. A banda larga popular não presta. O Bolsa Família não presta. ETEC não presta. O PIB nordestino (nunca dantes tão alto) não presta. O BNDES não presta. O bilhete único do metrô não presta. Uma lista enorme de "não presta" pode ser lida, vista e ouvida através da imprensa diariamente.

Nada presta pelo simples fato que através desses institutos estão abertos os caminhos para resolvermos por nós mesmos o que queremos ser. 

É dolorido para muita gente admitir que estejam criadas as condições para o fim do corporativismo. Estamos agora às vésperas  do fim da liberdade como coisa privada e da distribuição de riqueza como sendo "dádivas da natureza", que condenaram a pobreza tantos milhões de brasileiros por sua simples origem geográfica. O classismo intelectual está ferido de morte. Está sendo garantido a todos o acesso democrático a cultura e ao conhecimento.

Não me chamem de fascista por favor, mas dá pra fazer uma analogia singela sobre o comportamento de Lula no governo como sendo ele aquele pai ou aquela mãe responsável  que não se cansa de, todos os dias, orientar e passar pitos nos filhos mandando-os estudar, escovar os dentes e cuidar de suas coisas. Mães e pais assim criam seus filhos para o mundo e não para viverem dependentes para sempre.

Deve ser por causa desses "pitos" disfarçados em projetos e realizações sociais do Lula,  que se vêem todos os dias um monte de "crianças" birrentas por aí, há escreverem em blogs, emails e em comentários pela web que não vão fazer a lição de casa, não vão escovar os dentes e nem vão cuidar de suas coisas. E que, num ódio infantil aos pais, declaram que eles não sabem de nada.

Assim como aquela senhora do metrô que ao não conseguir inserir o cartão em uma leitora, nem pensa em aprender como se faz e bota a culpa no país. Culpar os outros indiscriminadamente é um disfarce para a incompetencia.

Fiquem em paz

Jonas