quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O mal educado, as receitas e o sal.

Por estes dias estou lendo noticias sobre dona Canô, a respeito de quem sei quase nada exceto que é uma simpática e centenária senhora que mora em Santo Amaro da Purificação na Bahia e que é mãe de Caetano e Bethania.

As noticias dão conta de que dona Canô vai dar um puxão de orelha em Caetano Veloso por suas públicas e deselegantes declarações à respeito do Presidente da Republica.

Eu me lembrei de duas coisas. A primeira é que mãe é mãe e sempre desconhece tempo e espaço especialmente aquelas atentas a qualquer oportunidade de ensinar os filhos.

A segunda coisa de que me lembro é da noticia do lançamento de um livro de receitas de dona Canô cujo titulo é “O sal é um dom – receitas de dona Canô”.

E a noticia do lançamento do livro explicava a razão do titulo. Dizia a noticia que dona Canô passava uma receita por telefone para o filho Roberto e este perguntou: “e o sal, mãe”?e dona Canô respondeu: “ o sal é um dom, meu filho".

E ao dar essa recomendação sobre o sal ao filho ela nos remete diretamente ao ensinamento de Cristo: sêde sal e luz.

Dizendo ao filho que as pitadas de sal que ele colocar no preparo de um prato equivalem à um dom, e se lembrarmos que dons são individuais - cada um de nós os tem numa medida própria- dona Canô está dando uma lição de vida.

Está dizendo ao filho: tempere com o sal que seu coração mandar.

Assim ela transcende o ensinamento de uma simples receita e recomenda ao filho que tempere sua própria vida e a dos outros com seus dons. Com seu coração.

É isso. Lembremo-nos de nossos dons. E iluminemos e tornemos saborosa nossas vidas e as dos outros de acordo com nossos corações.

Fiquem em paz,

Jonas