domingo, 30 de maio de 2010

Ainda somos os mesmos

Nunca concordei com a expressão " hoje em dia é assim ". Normalmente usam essa expressão para justificar comportamentos que nos assustam ou indignam dependendo de cada um.

Sou da teoria que o homem sempre foi o mesmo desde que caminha sobre a terra no que diz respeito à sua condição fisica e emocional.

Para mim pensamos tudo do mesmo jeito: amamos, odiamos, nos alegramos e nos entristecemos, exaltamos e desdenhamos de tudo, exatamente como nossos irmãos das cavernas. Temos medo ou coragem dependendo de nosso grau de conhecimento a respeito do que enfrentamos.

Sentimos sede, fome e frio ou sono e calor do mesmo jeito de sempre.

Mudanças indiscutiveis houveram sobre conceitos e comportamento é óbvio. Mas penso que essas mudanças ocorreram de fora para dentro e nunca de dentro para fora. Avanços tecnologicos e de conhecimento levaram o homem a parecer diferente do que é na sua essencia. Apenas parecer. Pois por dentro ainda somos os mesmo.

Se não fosse assim não nos emocionariamos com obras de arte de todos os tempos. Sempre nos encantamos com musicas de qualquer época. Não fosse assim não nos sentiriamos ainda intrigados e apaixonados sobre as razões que levaram o homem a tantas descobertas de tantas coisas intrincadas ao longo da história da humanidade.



Não fosse assim a Gigi não estaria dando tantas topadas e trombadas em quinas e maçanetas da forma que tem dado, porque está ainda se adaptando ao seu novo tamanho que muda a cada dia e tem dificuldades na sua visão espacial como todo criança sempre teve. Sei que dói nela, mas a mim me encanta ver o ser humano do jeitinho que  sempre foi: uma maquina misteriosa, delicada e maravilhosa.

Fiquem em paz,

Jonas