domingo, 19 de setembro de 2010

Comunicado Importante

Considerando que o jornal Folha de São Paulo ( doravante FSP) decidiu tornar-se partido político ao invés de cumprir sua missão de informar.

Considerando que entre os cronistas e jornalistas empregados pela  FSP contam-se arrogantes e truculentos profissionais que misturam informação com instrução, ou seja não dão noticias, dão isso sim orientações e declaram suas verdades sobre os fatos.

Considerando que a FSP rasgou seu manual-de-faz-de-conta-da-redação ao desconsiderar o contraditório nas suas pretensas reportagens investigativas.

Considerando que um dos blogueiros da FSP chamou os eleitores de Dilma de bugrada.

Considerando que uma das principais articulistas da FSP ao comparar a participação da massa de eleitores nas atividades partidárias  ressaltou que no caso do PSDB a massa é cheirosa.

Considerando que a FSP publicou ficha mentirosa da candidata Dilma tachando-a de guerrilheira sanguinária sem levar em conta as circunstancias do momento político que o Brasil vivia à época em que Dilma jogou-se na oposição.

Considerando que a FSP esteve na Unicamp em busca do histórico escolar da Dilma ( e deu com os burros n água) e fez comentários com duplo sentido ao noticiar que a candidata tirou letra C em keysianismo, querendo dizer com isso que ela seria incapaz de gerir a economia nacional ( como se não bastasse o exemplo inigualável de Lula que nem nunca soube quem é Keynes e isso pouco ou nada importou.)

Considerando que a FSP não aproveitou a viagem à Unicamp e não deu uma olhada no histórico escolar"daquele que não se pronuncia o nome" tido sob suspeita a respeito da veracidade das informações divulgados sobre sua formação acadêmica.

Considerando que a FSP deu voz e vez a um agente da repressão da ditadura vigente no Brasil  nos anos de 60 e 70, agente este que teve o desplante de discorrer sobre o perfil psicológico da Dilma, como se repressores e ditadores alguma vez tivessem dado importância alguma  a complexidade da  natureza humana.
Considerando que a FSP chamou a nefasta ditadura brasileira dos anos 60 e 70 - que atrasou o Brasil em um século e que matou e violentou centenas ( quem sabe milhares ) de homens e mulheres - qualificando-a de ditabranda.

Considerando que a FSP dá abrigo e voz "àquele de quem não se pode dizer o nome" e a uma oposição que não soube produzir um programa minimamente articulado para dar continuidade ao excelente governo conduzido pelo Lula.

Considerando que a FSP dá abrigo e voz a uma oposição que prima por desqualificar de maneira sem educação e denuncista - por não ter competência para debater os problemas nacionais - e que curiosamente desfia um rosário de falcatruas e descalabros somente nas vésperas das eleições e quando estão em vias de tomar uma surra de votos.

Considerando que a FSP não diz uma única palavra sobre a quebra de sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros cometido pela filha "daquele de quem não se diz o nome".

Considerando que a FSP publicou - sem dar espaço ao contraditório e sem considerar a presunção de inocência que a todos deve ser dada - noticia difamatória sobre uma Ministra de Estado, avalizada por um cidadão com extensa ficha criminal e tendo inclusive cumprido pena prisional. 

Considerando que a FSP não estranhou o fato de um cidadão recém saído da prisão por crimes de receptação e falsificação de dinheiro estar a frente de um projeto de 9 bilhões (!) e que alegou ter ouvido cobrança de propina no valor de 500 milhões, 500 milhões, 500 milhões, 500 milhões!!! para campanha política da candidata Dilma, sendo que as arrecadações de campanhas presidenciais previram um gasto entre 157 e 180 milhões.

Considerando que se a FSP tivesse se dado o trabalho de consultar o BNDES saberia que o projeto do moço ex-detento não foi aprovado por tratar-se de uma empresa pequena demais para um orçamento de 2,5 bilhões (!) e não 9 bilhões como disse o mentiroso.

Considerando que a FSP juntamente com a velha imprensa considera a liberdade de imprensa como um valor absoluto acima de qualquer outro valor humano, moral e ético. 

Considerando que a FSP ultimamente tem escrito muitos palavrões em suas páginas e aqui em casa a gente ainda fala bumbum querendo se referir à região glutea.

Considerando que o Universo On Line ( UOL) faz parte das empresas administradas pelo mesmo grupo que administra a FSP, decido: 

Que a partir do dia 03 de outubro próximo cancelarei minha assinatura no UOL, assinatura que mantenho há mais de dez anos. Quero que esse meu gesto some-se aos milhões de votos que serão dados a Dilma contra a sanha denuncista e difamatória da FSP e da velha imprensa.

Quero com isso dizer que a FSP junto com a  velha imprensa é apenas uma ilha de ideologias arcaicas, superadas e que já não resistem ao novo modelo de sociedade que está sendo construído no Brasil. Um modelo mais justo, mais igualitário. 

Que a FSP fique com seu absolutismo ultrapassado. Que naufrague com seu maniqueísmo tacanho e sua cegueira que a impede de ver os novos tempos, de novos seres humanos e novas idéias.

No passarán!

Fiquem em paz

Jonas