sábado, 24 de março de 2012

Cultura: Opção preferencial pelo mercado

Publicado no Tecedora

São Paulo está sediando um evento importante para a discussão dos rumos da política cultural: o I Fórum Internacional de Gestão Cultural. O evento começou na quarta, dia 21 e vai até sexta, dia 23, na Livraria Cultura. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, núcleo da USP, em parceria com a livraria que sedia o fórum. Por um acaso, o fórum coincidiu com um aumento da discussão sobre a atual gestão do Ministério da Cultura, expresso principalmente com os manifestos defendendo mudanças no ministério (ver post no blog do Rovai).

Que está por trás dos movimentos anti-aborto?

Por Zé Dirceu no Contextolivre

Manifestantes que se apresentam como católicos e são contrários ao aborto retomaram a distribuição do famoso panfleto originalmente distribuído nas eleições de 2010 – e recolhido pela Polícia Federal em pleno segundo turno - no qual se recomenda que os brasileiros "deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto". Claro, o folheto também critica o PT e Dilma Rousseff, à época, candidata à presidência.


Dilma fala a Veja

Publicado no Brasil 247

Neste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff concedeu uma importante entrevista à revista Veja, suposta trincheira do que os blogueiros supostamente progressistas chamam de “imprensa golpista”. Falou por duas horas ao diretor Eurípedes Alcântara e aos redatores-chefe Thais Oyama, Policarpo Júnior e Lauro Jardim. Eis o que há de essencial no depoimento, onde Dilma aparece magistralmente fotografada por Cristiano Mariz:

Haddad não está pedindo muito a Lula?

Publicado no Brasil 247

Até mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começa a desconfiar. Publicamente, como fez hoje, ao receber no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o pré-candidato Fernando Haddad, Lula continua sendo seu único arrimo. Mas já emite discretos sinais, aos seus mais próximos, de que poderá ceder. Um desses toques foi a reflexão de Lula, feita a um amigo, de que ainda é cedo para avaliar em definitivo o potencial de Haddad, à medida em que, legalmente, os partidos tem até junho para oficializar suas candidaturas. O ex-ministro, já se lembra dentro do PT, ainda não é um candidato homologado. Lula teria admitido com a concessão de mais tempo ao pupilo, sem dizer, que, se Haddad não prosperar, será sim possível, às vésperas do prazo final, indicar outro candidato. De outra forma, o presidente apenas poderia ser enfático, à sua maneira, nesse período de convalescência, renovando seu aval sobre Haddad com algo como ‘até o fim’. A alternativa é a senadora Marta Suplicy.

Pelo Twitter, Demóstenes clama por Justiça

Publicado no Brasil 247

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que também passou a ser chamado de senador Cachoeira (leia mais aqui), é um homem só.

 Tal qual um palito de fósforo queimado, foi abandonado pelos aliados de outrora. De uma só vez, mereceu reportagens no Globo, no Jornal Nacional e até mesmo no blog de Reinaldo Azevedo. E decidiu reaparecer no Twitter. Não para pedir desculpas ao povo de Goiás e do Brasil. Mas para clamar por Justiça, agora que sente na pele a mesma dor que causou a seus inimigos com a sua lança justiceira. Eis o que ele postou no Twitter:

Crianças expostas a sexo e violência na TV


A Andi – Comunicação e Direitos e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social publicaram o documento “Mídia e infância: o impacto da exposição de crianças e adolescentes a cenas de sexo e violência na televisão“ que, em dez páginas, faz o levantamento dos principais estudos elaborados em diversos países sobre o tema. A pesquisa apresenta estudos sobre os impactos da exposição de crianças e adolescentes a cenas televisivas de sexo e violência desenvolvidas há várias décadas em diversos países. A conclusão é que, majoritariamente, o contato regular de garotos e garotas com conteúdos inadequados pode levar a sérias consequências, como comportamentos de imitação, agressão, medo, ansiedade, concepções errôneas sobre a violência real e sexualização precoce.

A ideologia do governo Dilma

Por Eduardo Guimarães no Blog da Cidadania

Há algumas semanas, conversava com um parlamentar de convicções socialistas e, lá pelas tantas, ouvi dele que o governo Dilma estaria “dando uma guinada à direita”. O dizer do parlamentar reflete uma percepção que vai se tornando cada vez mais ampla.

Há uma profunda frustração de setores da esquerda com a atuação de Dilma, em torno de quem a esquerda se uniu em 2010 de forma a barrar a eleição do político que hoje simboliza a direita brasileira em sua graduação maior de reacionarismo, José Serra.

Preso por incitar violência na internet já era investigado por Conselho Disciplinar da UnB

Da redação do Correio do Brasil.


Um dos homens presos pela Polícia Federal em Curitiba (PR) sob suspeita de incitar a violência na internet foi alvo de investigação pelo Conselho Disciplinar Permanente da Universidade de Brasília (UnB). O processo ainda está em andamento e tramita de forma sigilosa, segundo a instituição.

A Polícia Federal em Curitiba (PR) prendeu na quinta-feira Marcelo Valle Vieira Mello, ex-aluno de letras da UnB, e Emerson Eduardo Rodrigues, responsáveis por publicar mensagens com conteúdo discriminatório no site silviokoerich.org.

Demóstenes: renúncia ou cassação?

Por Rogério Tomaz Junior no Blog do Miro

A reportagem de Leandro Fortes que foi publicada há pouco no site da revista Carta Capital novamente me leva a fazer uma pergunta que já havia feito após a descoberta do Nextel “doado” pelo bicheiro ao político:

Quando o senador Demóstenes Torres (PFL-GO) vai renunciar ao mandato?


Eliana Calmon: "Vou entrar em São Paulo, por Bem ou por Mal"

Por Fausto Macedo no Abra a boca cidadão.



"Sabe quando eu vou investigar São Paulo? No dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro"...
                                      Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça


Felizmente esta fase mais dura parece ter sido superada e vencida pela combativa, incansável e ousada ministra-corregedora Eliana Calmon, que tinha uma pedreira enorme no caminho quanto tentava entrar no Tribunal de Justiça de São Paulo para fazer correição.

The Beatles - os números não mentem

Por Edu no Baú do Edu


Outro dia, conversando com um amigo debaixo de uma árvore e bebendo, os Beatles surgiram naturalmente no meio da conversa. Ele me perguntou, assim, na lata: “Edu, quantos discos os Beatles venderam até hoje?”. Na hora não sabia responder assim de bate-pronto! Cultivando o mito, mandei: 1 bilhão de discos! Sem certeza do que havia dito, fui procurar. Resultado: eu não errei! Os Beatles venderam 1 bilhão de discos! A população do planeta é de 6 bilhões de pessoas. Nenhum outro artista, em nenhum tempo, foi tão longe assim. É sempre bom lembrar que “The Beatles”, não existem mais, há mais de 40 anos. Muitos desses números chegam a ser “assombrosos”. Nada, se tratando de “The Beatles”.

Mais de 1.000.000.000 de álbuns vendidos de 1963 até hoje, incluindo LPs da discografia oficial, compactos, EPs e antologias (coletâneas). A estimativa de 1 bilhão de discos vendidos é sugerida porque não há um órgão que faça uma pesquisa a nível mundial de vendas de discos. Estas pesquisas se concentram mais no mercado americano e europeu. No continente americano, além dos EUA, outros 4 países sempre foram fortes consumidores dos álbuns dos Beatles: Canadá, México, Brasil e Argentina.Na Ásia, o Japão é outra fonte fortíssima de consumo, produzindo, inclusive, álbuns que só encontramos neste país. Acrescente a esta lista a Coréia do Sul a Austrália e Nova Zelândia que também são ótimos mercados consumidores dos Beatles.