segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres, mulheres...

Nesta semana ouví de um jornalista uma frase mais ou menos assim: parabéns às mulheres pois tornaram-se capazes de, cada vez mais, executar tarefas iguais às dos homens.

Calma aí cara pálida. Capazes as mulheres sempre foram, ocorre que viviamos - ou ainda vivemos - sob modelos de sociedade que dificultam, se não impedem mesmo, as mulheres de mostrarem seu potencial intelectual e fisico que, de resto, é o mesmo de todo ser humano, o mesmo desde sempre.

Feita essa retificação mantenho os parabéns. Mas meus cumprimentos vão numa direção um tantinho diferente. Ouçam-me pois, moças.

Inegávelmente as mulheres cada vez mais e de maneira direta e bem visivel participam da construção do mundo. E eu estou dizendo de uma construção fisica, da que produz riqueza e bens. A riqueza que gera empregos, avanços tecnológicos e outros que tais. E isso é desejável, louvável e parabenizável ( de vez em quando é legal inventar)

Mas tem uma construção invisível e de longuissima data, muitas vezes esquecida, mas eu digo que é muito, mas muito mesmo, mais valiosa que qualquer outra: a construção de seres humanos!

Sempre coube, cabe ainda e para sempre caberá à mulher a atribuição intransferivel de gerar e entregar à vida seres humanos. Se a História da Humanidade está recheada de personalidades inesqueciveis - homens e mulheres - que contribuiram para a construção desse mundão de meu Deus, maravilhoso sob uma porção de aspectos, riquissimo e que de uma porção de jeitos faz valer a pena estar aqui, lembremo-nos de que essas personalidades foram geradas e entregues a nós por mulheres.

Joana D´Arc, Tereza de Calcutá, Confucio, Maria Quitéria, Pelé, Fernanda  Montenegro, Arquimedes, Cecilia Meireles, Jesus Cristo, Lennon, Chaplin, Dali, Elis Regina, padeiros, enfermeiras, pedreiros, biologos, cientistas, professoras, garis, quanta gente meu Deus! Todos gerados por vocês mulheres.

Veio de vocês a vida para nós todos. Veio de vocês o primeiro ensinamento, o primeiro olhar amoroso, o primeiro alimento, o primeiro cuidado. Todos nós ainda estávamos dentro de vocês, quando vocês - por nós - cuidaram de si mesmas, renunciaram à tantas coisas para manterem a vossa e a nossa saúde, de maneira que nos permitiram nascer e de algum jeito contribuir para a continuação dessa nossa maravilhosa aventura sobre a Terra.

Sigam seus caminhos! Façam o que tem de ser feito. Cada uma faça do seu jeito. Construam, descontruam, refaçam tantas vezes quantas forem necessárias. Mas lembrem-se sempre: voces são as principais construtoras dessa máquina fantástica chamada ser humano. Contribuam, continuem contribuindo, para termos cada vez mais e melhores individuos, melhores homens e mulheres.




Quanto à mim a presença de algumas mulheres em minha vida tem sido marcante.  Elas estão sempre me aconselhando, confortando, educando, felicitando, fazendo sorrir,  segurando minha mão ou colocando a mão em meu ombro. E que me amam e que - não poucas vezes - abriram mão de suas coisas em meu favor. São por elas e para elas as minhas orações de hoje.

À Rita, que me é tão cara quanto cara uma pessoa pode ser.

Fiquem em paz.

Jonas