domingo, 20 de março de 2011

Fazer o que Jesus faria?


Uma vez alguém me deu uma dica de como proceder na hora de tomar uma dessas decisões que muitas vezes nos deixam inseguros e não sabemos que caminho tomar. Disse-me a pessoa: pergunte-se sobre como Jesus agiria, e então faça a mesma coisa.

Isso dito assim sempre me pareceu muito pretensioso, dado que se sequer sei o que pensam meus semelhantes, que dirá saber o que Jesus, uma divindade, pensa., embora ao mesmo tempo seja impossível não reconhecer que Jesus nos deixou tantos ensinamentos que ao menos um deles fará referencia àquilo que nos aflige em dado momento.

E aconteceu que mais tarde eu tomei conhecimento de duas poesias de autores declaradamente ateus – Saramago e F Pessoa -, e pareceu abrir-se em mim o caminho para compreender a tal dica de tentar agir como Jesus agiria.

Saramago em seu "Um capitulo pra o Evangelho" nos revela um Jesus tanto Deus quanto homem, um ser completo, tal e qual todos nós desejamos ser e viver.  E Fernando Pessoa faz a mesma coisa em "Num meio-dia de primavera" ao nos mostrar um Deus menino tão menino quanto todos nós queremos ser.

Para surpresa minha estes dois ateus souberam descrever com sabedoria e poesia um Jesus tão generoso e amoroso quanto eu jamais tinha ouvido falar. De repente quem eu via apenas como Deus, passei a ver também como menino e homem e de tal forma que a impressão que tenho é de que, sim, eu posso falar com ele, perguntar-lhe sobre minhas coisas
 
Para esse Jesus quero perguntar uma porção de coisas entre elas é quando chegará o dia em que não nos envergonharemos das nossas limitações, das nossas imperfeições humanas. Quando é que aprenderemos a perdoar-nos a nós mesmos sem culpar a ninguém pelos nossos erros. Quando é que assumiremos com humildade nossa ignorância sobre o outro e por isso mesmo podermos dar a ele a oportunidade do reinicio.

E quando virá, enfim, o dia em que a direção de nosso olhar será para onde aponta o dedo daquele menino.

Fiquem em paz,

Jonas

Musicas para o domingo 190311



















E na Galeria De Obras Primas de novo dois videos.

O primeiro contém Help, do album do mesmo nome gravado em 1965. Esta é umas das primeiras letras dos Beatles a não contar uma historinha de "garoto-encontra-a-garota/garoto-perde-a-garota". É uma verdadeira súplica de John por ajuda. Posteriormente ele diria: "Eu realmente quis dizer aquilo... O pedido de socorro era verdadeiro".

No segundo ouve-se She´s Leaving Home, do album Sgt Peppers - de 1967- que é considerado o divisor de águas da música Beatle e é tido até hoje como o melhor album de rock de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.Essa é uma outra balada clássica da dupla Lennon&McCartney. Trata-se de uma triste observação social sobre uma garota que foge de casa e de tudo o que o dinheiro pode comprar, por sentir falta de amor e atenção em sua vida. Paul afirmou que foi inspirado por um artigo de jornal, que o fez pensar na mesma solidão que permeia "Eleanor Rigby".

Fiquem em paz,

Jonas