quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lula ou FHC: de quem é o marco zero?

Dentre os pouco mais de 10% que não gostaram do Governo Lula ouvem-se muitas vezes argumentos simplórios de que o sucesso da passagem de Lula pela presidencia deve-se unicamente ao governo anterior 
( FHC ) que criou o Real, esse sim o plano que marcaria o inicio do Brasil.

A midia conservadora repete o mesmo trololó subestimando os exitos de Lula  dizendo que foi apenas por que o vento soprou pela proa nos ultimos oito anos e não poucas vezes criticam com inveja mal disfarçada que Lula tem a pretensão de ter inventado o Brasil.

O Tea Party tupiniquim corta os pulsos toda vez que ouve a feliz expressão criada por Lula: nunca antes nesse país...

É que os conservadores, justamente por serem conservadores, não admitem revoluções. Tem medo de novidades, de buscar alternativas para o que está posto. Basta olhar a  ultima campanha eleitoral. A oposição foi incapaz de assimilar que existem novos cidadãos e um novo jeito de pensar. E  acabou trazendo para o debate coisas tão velhas como aborto, sexualidade e religião ( a Folha ainda fez isso domingo passado), assuntos que agora  são vistos com outros olhos pelos cidadãos em razão do acesso a mais informação e mais cultura.

O Bolinhagate foi a cereja no bolo do envelhecido e ultrapasssado jeito de comunicar-se com a população para fazer politica: uma politica ardilosa, cinica e teatral.

A triste e encarquilhada oposição não se deu conta que quando Lula resgatou alguns millhões de pessoas da pobreza não lhes deu apenas a chance de ter algum dinheiro a mais no bolso, mas Lula as trouxe para um universo em que os horizontes são muito mais amplos e onde a diversidade de  juizo de valores possibilita visões mais criticas.

A oposição precisa entender  que governar não é apenas gerar numeros positivos, ou implantar projetos exuberantes, a oposição precisa entender que governar é   ( também) participar de um almoço natalino com catadores de papel estimulando-os a exercitarem sua cidadania e pararem de falar fino com os "dotô".


Governar é permitir que todos os segmentos da população organizem-se de tal maneira para que seja permitida a real valorização do trabalho de cada um,  para a descoberta de talentos e dons individuais ( chega de ser boiada ) e para que possam construir um modelo de sociedade que não esteja mais sujeito à interesses paroquiais, e entendendo com clareza onde termina o individual e começa o coletivo.

Nesse sentido a inauguração do Marco Zero do Brasil pertence de verdade ao Lula.


Fiquem em paz,

Jonas