terça-feira, 2 de março de 2010

Boa noticia - a importancia da comunicação entre médicos e pacientes

Embora essa notica seja assim de uma obviedade oceanica é bom comentá-la. Já existem pesquisas que demonstram que uma comunicação mais sólida entre médicos e paciente pode interferir positivamente na melhora das pessoas. Isto é que nos dizem pesquisadores da Inglaterra.

A pesquisa publicada no Annals of Internal Medicine, mostra que a comunicação entre médicos e pacientes pode ter um impacto decisivo sobre eles. O artigo destaca que os efeitos podem ser tão grandes como os obtidos através das drogas. Conduzido por Robbie Foy, professor de cuidados primários na Universidade de Leeds, a equipe analisou dados de estudos internacionais, centrando-se particularmente em dois grupos de pacientes: um que sofria de depressão e outro que passava por tratamento para diabetes.

"Queríamos saber se manter em vigor medidas para melhorar a comunicação e o trabalho em equipe entre os profissionais de saúde faria alguma diferença para os resultados", disse o professor Foy, que é também médico de família em Leeds. O cientista revela que os resultados da pesquisa foram impressionantes. Nos casos em que médicos de família e especialistas estavam colaborando, o açúcar no sangue era muito melhor controlado em pessoas com diabetes, importante para evitar as complicações associadas com a circunstância.

"No caso dos pacientes com depressão, a melhoria dos resultados foi aproximadamente o mesmo, que se tivessem sido tratados com medicamentos", afirmou Foy.

Segundo o pesquisador, os modelos de colaboração variam de lugar para lugar, e podem assumir muitas formas, seja por e-mail ou em conversas frente a frente entre os profissionais de saúde. Eles analisaram como as redes de comunicação são capazes de estabelecer ligações entre as práticas médicas, visando uma responsabilidade comum para a elaboração de regimes de tratamento e controle da sua eficácia . A pesquisa mostrou que, quando a colaboração é mais sistemática e eficaz, os pacientes realmente são beneficiados.


De agora em diante vou andar com essa noticia no bolso, e cada vez que eu me consultar com um desses médicos que sequer olham para mim, vou mostrar a ele. Posso não me curar do mal que me acometer, mas pelo menos desabafo, o que já pode ajudar a elevar minha auto-estima.

Fiquem em paz
Jonas