domingo, 17 de janeiro de 2010

Chorinho especial

Renato Russo, que dispensa apresentações, era um apreciador e um perfeccionista da música. Russo era um apaixonado por Beatles, seus contemporaneos e musica erudita também. E entre suas preferencias musicais estava também o chorinho.

Ele idealizou um projeto que não chegou a ser realizado e que consistia em fazer arranjos de músicas dos Beatles em ritimo de chorinho.

E para quem não conhece chorinho saiba que trata-se de um ritmo que mistura danças de salão européias  e  música portuguesa com influencia africana. Como choro só começou a fazer sucesso la pelo meio do séxulo XX, importado por danças de salão num periodo em que devido à abolição da escravidão comerciantes e funcionários publicos de origem negra passaram a se interessar por esse  tipo de música.

Voltemos ao projeto de Russo.Quem acabou realizando o projeto foi um cavaquinista chamado Henrique Cazes que convidou feras instumentistas e tocadores de choro: Carlos Malta, Omar Cavalheiro, Alceu Reis, Paulo Sergio Santos, Rildo Hora, entre outros. São 4 cd´s gravados entre 2002 e 2005.


Para mostrar um dos trabalhos para voces eu escolhi uma música que para mim é que ficou com mais cara de chorinho e chama-se When I´m Sixty Four. Caso você goste eu selecionei mais meia duzia de musicas que podem ser escolhidas na janela mais abaixo. Clique sobre o titulo desejado e você será direcionado para meu arquivo virtual. Lá você pode ouvir e também fazer download para seu PC.

Fiquem em paz e a vontade. Divirtam-se.

Jonas

When I´m Sixty Four