quarta-feira, 17 de março de 2010

Boa noticia: auxilio à visão dos cegos.

Uma vez conhecido que as cobras, sendo praticamente cegas, utilizam a lingua - recheada de sensores naturais - para atacar suas presas e deslocarem-se por ai, cientistas passaram a desenvolver um aparelho que simula na lingua do homem os mesmos tais sensores. Surreal né? Mas está funcionando, já é uma realidade.




O novo aparelho funciona tirando fotos com uma pequena câmera instalada sobre um par de óculos. Em seguida, a imagem capturada vai para uma unidade de controle, do tamanho de um celular pequeno, qeu fica na mão do usuário. Essa unidade de controle transforma a fotografia em impulsos elétricos e os envia para a boca do usuário, através de um fio com 300 eletrodos que pulsam de acordo com a quantidade de luz que há na imagem.

Para a pessoa, esses impulsos são sentidos como se fosse um borbulhar de champanhe. Pixels brancos têm um pulso forte, enquanto os pretos não resultam em qualquer sinal. Assim, o deficiente visual consegue “enxergar” o objeto ou cenário fotografado. A unidade de controle também permite ao usuário aproximar ou distanciar a imagem, controlar a luz e o choque elétrico na língua.

É isso.

Fiquem em paz

Jonas