sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Enquanto isso na Republica da Roda Presa....



Tá bom mas tá ruim. Assim falaram aqueles que invarialvemente são escalados como consultores e especialistas de economia pelos guardiões da Republica da Roda Presa. . Para essas pessoas bom mesmo é nosso Brasil apenas copiar modelos importados. Pra que pensar? Pra que se arriscar? Pra que independencia? Se historicamente "usestadozunidos" sempre pensou e resolveu tudo por nós, que bobagem é essa de querer autonomia?

Os adoradores do mercado, como quaisquer outros adoradores, são fundamentalistas raivosos e sequiosos por entregar suas oferendas traduzidas na desgraça dos menos favorecidos. Sempre foi assim.

Com a baixa de juros anunciada pelo BC, danaram-se a questionar a independencia deste Banco. Não me consta e nem é crivel imaginar que este banco possa ser assim tão independente a ponto de negar-se a ajustar sua bussola para a mesma direção dos demais orgãos que cuidam da economia nacional. Pelo que eu sei o Banco Central é tão subalterno à Presidencia quanto qualquer outro ministério, secretarías, etc... Mas de repente parece que anunciar o fim do mundo não poderia ser tão desastroso quanto anunciar que o Banco Central perdeu sua total independencia. Coisa que nunca teve.

Se eu não me engano a sede do Banco Central, presidido pelo sr Tombini,  fica num país chamado Brasil e é de se esperar que por sua natureza economico-financeira, o sr Tombini e sua equipe vivam em sintonia com a demais equipes economico-financeiras da Republica a fim de fazer valer os projetos capitaneados pela Presidencia que é a chefe de todo mundo. Cabe a esta ultima mesmo que não de maneira anti-democratica dizer aos seus auxiliares - e esperar que eles a atendam - o que julga serem as melhores medidas para a economia do Pais. E ponto final. É assim que funciona uma República de verdade.

Mas a turma do tro-ló-lo não sabe ficar sem seu choro semanal. Vai daí, que o que era o anseio de muita gente até a semana passada ( uma queda na taxa Selic ) e que se concretizou esta semana, virou motivo de um chorôrô sem tamanho, acompanhado de ilações estapafurdias e a previsão para o fim do mundo na semana que vem.

Segue abaixo pequenas amostras das manchetes estampadas nos portais..., bem aqueles lá .... voces sabem.

Uol Noticias: Corte de juros afeta pouco o consumidor; impacto demora até 60 dias

Portal Terra: Após redução da Selic, PSDB coloca em dúvida autonomia do BC