quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Esqueçam o Big Ben e o Palácio de Buckingham




E uma noticia especial vinda lá da Inglaterra circulou essa semana dando conta de que aquela faixa de pedestres pela qual os Beatles atravessaram e que serviu de capa para o album que leva o nome da rua e do estudio de gravação, Abbey Road, virou patrimonio historico britanico.

Os envolvidos nesse processo assim decidiram levados pelo fato de que, passados 40 anos, milhares de fãs do mundo inteiro visitam aquele trecho da rua todos os dias.

E disse o secretário britânico de Turismo e Patrimônio, John Penrose, ao anunciar o tombamento: "Não é um castelo nem uma catedral, mas, graças aos Beatles e a uma sessão de fotos de dez minutos em uma manhã de agosto de 1969, a faixa cumpre todos os requisitos para se tornar parte do nosso patrimônio"

Desculpe sr Penrose mas eu digo que é algo assim como um castelo ou uma catedral sim, cada um com a sua caracteristica fisica é óbvio. Pois do mesmo modo que castelos e catedrais enchem nosso espirito de beleza e de emoções que nos remetem, talvez quem sabe, a um incontável numero de fantasias, sonhos e memórias, também as músicas desses moços tem essa magia. Olhar aquele lugar, vê-los na foto, é lembrar de suas canções que tocam sem parar nos vãos dos castelos dos nossos corações e nas catedrais de nossas almas.

Eu já havia falado dessa rua aqui no Sauva quando eu a comparei com um poema de Quintana chamado A rua da casa da minha namorada.

Foi quando eu publiquei esse video que está ai embaixo gravado no local durante 24 horas mostrando quanta gente além de matar a saudade e curiosidade, se diverte imitando a pose  dos 4 cabeludos de Liverpool.  E hoje eu acrescento mais um que é do comercial do jogo Beatles Rock Band lançado em 2009, também rodado, é lógico, na já mitológica faixa de pedestres.


Fiquem em paz

 Jonas