quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O petruciometro.

Em um hotel que trabalhei, certa vez um funcionário foi flagrado surrupiando alimentos da cozinha do hotel. E era uma quantidade razoavel de itens escondidos sob as roupas, na bolsa e onde mais pudesse.

Para melhorar a segurança contra esse tipo de ação foi instalado na saida de funcionários um aparelho equipado com um botão, uma campainha e uma luz,  que todos os que saiam tinham que acionar. O funcionamento do aparelho era bem simples: após um quantidade certa de acionamentos a campainha soava e a luz acendia. E então o funcionário "sorteado" era convidado a entrar na guarita de segurança e era revistado mais detalhadamente. 

E nós chamavamos o tal aparelho de "petruciometro" em homenagem aquele tal que foi pego fazendo um rapa nas geladeiras do hotel e que se chamava Petrucio. 

Quando vejo  portas giratórias instaladas na entrada de agencias bancarias equipadas com um suposto detector de metais eu me lembro do "petruciometro" e tenho quase certeza de que o funcionamento dessas engenhocas tem o mesmo principio, ou seja: depois de umas tantas giradas a porta trava e o cidadão que estiver entrando na agencia passa pelo constrangimento de exibir seu molho de chaves, moedinhas, celulares e qualquer outra coisa feita de metal para o segurança que fica por ali.

E eu digo que desconfio que é na base do sorteio pois informo a vocês que conto nos dedos de uma mão só as vezes que essa tal porta travou na minha entrada em alguma agencia bancaria. Tudo bem que não visito essas agencias com muita frequencia, mas é certo que em todas vezes carrego minhas chaves nos bolsos junto com celular e algumas moedas. E isso sou eu e a maoria arrasadora dos frequentadores dos bancos.

Convenhamos portanto que se por ali tivesse mesmo um detector de metais ninguem, mas ninguém mesmo, entraria na agencia sem ter que mostrar o conteudo de seus bolsos e bolsas.

Agora leio a noticia de que alguns bancos estão providenciando a retirada desses trambolhos das entradas de suas agencias. 

Ótimo. Já vão tarde. Pois a tal porta não constrange apenas os sorteados pelo principio do "petruciometro", mas a toda população que foi levada a crer que ali estão instalados detectores de metal.

Fiquem em paz

Jonas