sábado, 26 de fevereiro de 2011

Todos nós desafinamos.

Only A Northern Song, faz parte da trilha sonora do filme Yellow Submarine um desenho animado com os Beatles, musica composta por George Harrison, em cuja letra ele demonstra insatisfação com aquela que na época detinha os direitos autorais dos moços, a Northern Songs Ltda.

É uma música desafinada. Muito desafinada.Tanto que uma parte da letra diz o seguinte: 

"se você estiver ouvindo essa música, você talvez pense que os acordes estão errados. Mas não estão! Eu apenas a escrevi assim!"

E ao ouvir essa musica  tão desafinada e ao mesmo tempo justificada pela letra que confessa ser assim de maneira proposital, me ponho a pensar em quantas vezes cada um de nós parece destoar da harmonia que todos julgam ser a mais agradável aos ouvidos, a mais correta.

Penso que na vida assim como nessa música em muitos momentos saimos dos acordes, esquecemos a harmonia, mas temos os nossos motivos. Mesmo parecendo em desacordo com tudo o mais,  por mais desafinados que sejamos, temos os nossos motivos.

É exatamente isso que esse geniais músicos nos propõem: que ouçamos sempre, que tenhamos paciencia, pois nem sempre a beleza das coisas apresenta-se da forma que esperamos. De cara pode parecer desagradável aos nosso ouvidos mas ao entender que existem motivos por trás disso, então o som estridente, o aparente desencontro dos instrumentos, acaba sendo agradável e nos faz bem.

Ouçam a música. Relaxem e apenas ouçam a música. Deixem apenas que ela entre em seus ouvidos, e percebam que apesar da desafinação, ela não deixa de ser uma música e como tal pode ser bem agradável. (Especialmente a bateria do Ringo, rsrs)

Por último fica uma verdade: a vida, assim como uma escala músical, nem sempre é harmonica, mas se dermos umas duas ou tres chances a ela, ela pode ser bem bonita.

E não tenha medo se a canção que voce faz de sua vida, as vezes fica parecendo um tanto desafinada. A sua volta pode ter uma porção de gente gostando de ouvi-la!

Fiquem em paz.

Jonas