quinta-feira, 18 de março de 2010

A economia da ignorancia

Lendo uma revista regional encontrei um artigo assinado por Gustavo Maia Gomes, economista, cujo raciocinio sobre a remuneração estupenda das celebridades ignorantes brasileiras me chamou a atenção.

Há um paradoxo incompreensivel na equação salários X empregos X conhecimento. Todos nós desde pequeninos aprendemos que para conseguir um bom salário na vida é necessario estudar, estudar e estudar. E depois se atualizar, se atualizar, se atualizar. Certo? Errado.

É só darmos uma boa olhada no mundo esportivo, televisivo, de moda e afins e vamos encontrar perfeitos e acabados analfabetos de todas os tamanhos ganhando salários pra lá de 6 digitos antes da virgula, o que é um insulto aos mortais trabalhadores de todas as faixas desde a turma do salário minimo até especialistas de todos os naipes cujos cuja soma dos milhares de reais recebidos por mês é igual à soma dos dedos das mãos e dos pés. Quando são.

E por que isso? Apenas por que a " a economia do conhecimento" não se aplica nas areas de atuação dos ignorantes e que muitas vezes nem são muito bons naquilo que fazem. Um exemplo pode ser o Pelé. Não surgiu ainda na história do futebol jogador melhor que ele no entanto devem existir no mundo uns 200 jogadores com salários que Pelé jamais ganhou, ou sequer sonhou ganhar. E a lista é enorme. Fangio no automobilismo, Valentino no cinema, Orlando Silva cantando e por ai vai. 

Gustavo Maia Gomes propõe uma resposta para isso: a comunicação global e instantanea faz com que bilhões de pessoas vejam, ao mesmo tempo, um jogo de futebol, ou um desfile de moda, ou um filme. Vai dai que as pessoas mostradas nesses eventos tem um imenso poder comercial. O que ocorre é que o tal sujeito mesmo analfabeto virou um outdoor planetário e sendo assim pouco importa o que ele é como individuo ou mesmo como profissional o que importa é que ostente a marca do patrocinador.

E qual a empresa global que quer abrir mão da publicidade? Na verdade já não há muita relação ou nenhuma com o intelecto ou conhecimento técnico basta apenas que o piloto ganhe umas corridas, o jogador faça meia duzia de gols e que a modelo não tenha bunda. A marca do patrocinador estará para sempre divulgada.

E esses ditos idolos saem por ai muitas vezes tidos como ,ou se achando, uns genios, mas que na verdade são verdadeiros debilóides que dão graças por existir a " economia baseada no desconhecimento"



Claro que eu não estou falando de nenhum de nossos idolos. rêrêrê.....

Fiquem paz,

Jonas