sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tráfico de drogas: não acaba por que não querem parte II

Ao que parece o assunto sobre consumo e/ou liberação de drogas não sairá tão cedo da pauta dos grandes debates mundo afora. Ouve-se por todos os lados argumentos favoráveis ou contrários a legalização e muitos deles bastante plausiveis e criativos. 

Mas já faz muito tempo que estou convencido que poucas coisas nessa vida podem ser discutidas de maneira pontual uma vez que quase tudo nesse mundo é causa e efeito. E um dos efeitos da droga é a morte.

E também não acredito  naquelas conversas que envolvem vidas humaas porém baseadas em  cifras economicas e estatisticas pois também já faz muito tempo em que eu deixei de acreditar nas médias, das médias , das médias em especial nos casos em que se tenta quantificar coisas informais. pois que essas por sua propria natureza não podem ser contadas com precisão.

Mas penso que valha a pena começar por dizer que a pretensão do argumento que defende a legalização das drogas como forma de diminuir a criminalidade é equivocado uma vez que não se tem conhecimento na história de que criminosos aposentem-se por causa da escasses de mercado para suas ações ilegais. Criminosos são muito criativos e sempre encontram novas formas de contavenções e crimes tanto ou mais lucrativos que aqueles que praticavam antes.

Muito menos é verdadeiro o argumento que a possibilidade de adquirir algo por vias legais liquída automaticamente o mercado negro seja lá do que for. Bebidas e cigarros são tão contrabandeados quanto são as bebidas e cigarros fabricados legalmente. Eu acho.

Quando o surgiu o tocador de dvd doméstico ( aliás era videocassete ) pipocaram locadoras de filmes em cada esquina desse pais. Hoje, por causa da pirataria, acho que a quantidade de locadoras não é igual a uma por bairro. E o que  dizer dos cedes de musicas? Existem centenas de barraquinhas vendendo piratas, as vezes 4, 5, ou 6 na mesma rua.

Agora convido voces a sairem da parte digamos assim mais light da criminalidade uma vez que filmes e musicas piratas  em principio não afeta a saude de ninguem e nem mata.

Quero convidar voces a irem até um lugar que é muito semelhante àquele lugar que, para quem frequentou as aulas de catecismo da igreja catolica quando era criança, chamava-se inferno. Nós, crianças naquele tempo, eramos ameaçados de irmos para o inferno se nos deixassemos seduzir pelo demonio e isso nos amendrontava de tal forma que chegava a tirar o sono, embora o inferno nunca pudesse ser visto de maneira real mas povoava nosso imaginário da modo mais assustador possivel

Convido voces a irem até a Cracolandia em São Paulo. Ali  está a visão do inferno com o qual os padres e catequistas tantavam nos amedrontar. Olhem para aquelas pessoas que estão ali e tentem convencer-se de que se as drogas forem legalizadas aquilo não existirá. 

A dependencia, o vicio, a degradação, a morte em vida não existe ou deixa de existir em razão da ilegalidade ou legalidade na aquisição da droga.

Drogas ilicitas ou licitas matam e viciam. Do mesmo jeito que nos encantam ou não os videos e a músicas tocadas em midias quer sejam piratas quer sejam legais.

E mesmo que o Estado seja competente o suficiente para abrigar, tratar e dar uma morte digna àqueles que vierem a viciar-se das drogas legais ou ilegais, isso não muda o fato de que de que as drogas não servem para outra coisa senão matar.

Tentem encontrar qualquer utilidade para um revolver que não seja matar. Da mesma forma tentem encontrar uma outra utilidade para as drogas que não seja viciar e matar.

E é esse que deve ser o ponto central: o efeito das drogas sobre as vidas humanas. Pois ao final das contas usando todas as regras, pressões, argumentos, tecnologia e o que mais houver, só uma coisa vai acontecer: pessoas adoecerão e morrerão. Dependentes e incapazes de amar e fazer felizes as outras pessoas.Dependentes de drogs licitas ou não viram bichos roubam e matam e provocam tragédias em troca de uma tragada, um gole ou uma fungada. Destroem familias inteiras.

A solução pra tudo isso? Não sei. Mas as vezes fico pensando que já que virou moda todos os chefes de estado do mundo reunirem-se em foruns para debaterem politicas ambientalistas e de preservação do planeta, por que não incluem em suas pautas debates em busca da solução para isso. 

Por favor não me digam que tem gente ganhando montanhas de dinheiro e que essas gentes sentam-se a direita dos donos do mundo. Pois ao que me consta nas questões sobre poluição por exemplo as industrias estão sendo obrigadas a buscarem alternativas de ganharem dinheiro sem fazer tanto estrago no planeta.

Ahh mas quem sabe o grande plano de salvação do planeta é todos nós virarmos consumidores de drogas e morrermos. Assim o rios, passarinhos e tatartarugas viverão em paz pra sempre.

Antecipo-me à alguns de meus leitores e chamo a mim mesmo de ingenuo e sonhador e cito como sempre gosto de fazer um dos meus gurus favoritos, John Lennon, que disse: as mesmas asas que as drogas me deram, a droga as cortou.

E continuando a citar esse genio deixo com voces o video que contem a musica Mind Games em cujos versos Lennon nos convida em empurrar barreiras e plantar sementes, a fazermos uma especie de guerrilha mental, o poder milhões de almas colocados na roda karmica em busca de um mundo melhor.

Fiquem em paz,

Jonas