sábado, 9 de outubro de 2010

Sir John Winston Lennon

Hoje, 09 de outubro, é o aniversário de duas pessoas importantissimas: uma delas é meu sobrinho Eduardo
(Edu para mim) Salve Edu! Continue sendo o ser humano especial que você é. Que o bom Deus o abençoe sempre.

A outra pessoa é John Lennon. Se estivesse vivo estaria completando 70 anos hoje.  Se é que tem alguém que não sabe, ele juntamente com Paul McCartney formou uma das duplas de compositores músicais mais geniais da história da música e esbanjaram competencia e criatividade como Beatles e depois em suas carreiras solos.

Quando se fala em Beatles é comum os fãs dizerem que gostavam mais desse ou daquele integrante da banda. A Rita, por exemplo, gosta mais do George, já minha cunhada Conceição e a Margie Simpson gostam mais do Ringo.

Para mim não há um beatle preferido, entendo que eles formavam uma unidade e não consigo destaca-los, pois penso que se o fizer quebrarei um dos lados desse quadrilatero absolutamente perfeito chamado The Beatles.

Mas certamente ele tinha sua personalidade bem diferente dos demais. Era bem ironico, um poeta engajado, sonhador. Teve também seu lado roqueiro simplesmente. Quando ainda como beatle envolveu-se com tudo que os roqueiros se envolvem. Mais tarde acabou tornando-se um militante pacifista e teve problemas com o FBI  para conseguir residencia nos Estados Unidos, mas conseguiu. E, ironicamente, justamente no país onde ele brigou tanto para morar foi onde acabou assassinado por um desequilibrado que o matou em Nova York na noite de 08 de dezembro de 1980.

John também teve seu lado de pai amoroso quando em 1975 nasceu seu filho Sean, e então passou a dedicar-se exclusivamente a ele durante cinco anos que ficou sem fazer outra coisa qualquer inclusive sem compor e nem gravar. Cinco anos depois gravou juntamente com Yoko Ono um belissimo album recheado de poesias chamado Double Fantasy que acabou sendo seu ultimo trabalho. 

Quanto às suas músicas sou suspeito em falar delas e confesso uma dificuldade muito grande em escolher a melhor mas ouso  fazer uma escolha de tres composições que traduzem fases bem distintas de sua vida mas que revelam sua personalidade sonhadora e ativista ao mesmo tempo.

A primeira ainda como Beatle chama-se Strawberry Fields Forever e faz um chamamento para uma viagem interior. Me parece inspirada na fase psicodélica e lisérgica que os quatro andaram experimentando.

A segunda já como solo chama-se Mind Games e a chamada é na direção de que todos devemos jogar jogos mentais. Pensar na paz e no amor. Pode ser que a corrente do pensamento faça florescer o amor sobre a terra.

A terceira  é do album Double Fantasy e é uma lindissima declaração de amor chamada Woman em que Lennon confessa-se totalmente entregue ao amor de sua mulher ( Yoko) e é dela dependente.

Logo depois das fotos estão os videos, espero que voces gostem. Espero que o Edu goste.

Fiquem em paz,

Jonas

lennon-crop

john-lennon-double-fantasy-portada_thumb[10]