domingo, 1 de abril de 2012

Vira-latas atacam na internet



Encontrei esta captura de uma publicação no Facebook lá no sito do Esquerdopata que é de quem estou copiando o titulo acima.

E quero comentar que não é o caso de gritarmos sentimentos nacionalistas ou apego pela imagem do país, mas tem coisa que ultrapassa a vontade de fazer piada e a gente não consegue conter a vontade de falar a respeito.





E fico imaginando que tipo de prazer um sujeito pode ter ao falar mal de seu país que, em ultima análise é sua própria casa. 

É de se tentar imaginar um sujeito desses numa roda de amigos falando mal de suas coisas, daquilo que possui e das pessoas que estão em volta dele. Vai daí que se ele fizer isso estará angariando para sí mesmo uma imagem de fracasso, de erros, de equívocos, de incompetência e de sei lá o que mais.

Como eu já disse não se trata de cultivar ufanismos pois estes cegam. Fanatismo nunca foi bom pois tira do sujeito a capacidade de refletir e ponderar sobre si e sobre todas as coisas.

Mas puxa vida! É preciso um mínimo de instinto de preservação daquilo que nos é caro. E, penso eu, o país - a terra em que nascemos - é um bem valioso para o qual devemos encaminhar a melhor de nossas energias.

Discutir o certo e o errado é uma coisa, escarnecer sem o menor conhecimento sobre o que se está falando é outra coisa. É tolice e ingenuidade. 

O sujeito que montou essa "piada" é tão tolo que, na ânsia de fazer uma piada de mau gosto, ele mesmo não percebeu que as tomadas de cada país são todas diferentes entre si. Por que só o Brasil está errado?

O sujeito é tão ingênuo que nem se lembra de que existem adaptadores, e o viajante cuidadoso e prevenido ao viajar para o exterior leva em sua mala alguns adaptadores para não ser ver impedido de usar tomadas. Simples assim.

Ele não deve saber, mas até voltagens podem ser diferentes. Isso acontece até mesmo em um só país como é o caso do nosso Brasil em que no nordeste quase tudo é 220V e no sudeste  110V.

Eu nunca apreciei muito o fanatismo patriótico dos cidadãos norte-americanos, mas mesmo essa prática algumas vezes tortuosa e que ocasionalmente pode beirar a injustiça contra outros países, tem o seu aspecto positivo que é de criar nos norte-americanos o conceito de que roupa suja se lava em casa e de que quando o país está envolvido em tarefa que atinge sua imagem mundo afora, todos devem unir-se para defendê-la no que for preciso. E é disso que esse moço esqueceu e todos os impressionantes 1.742 "curtidores" de sua publicação também.

Temos que melhorar nosso desejo coletivo para o bem. Precisamos entender que o que dá certo para um vai dar certo para todos. Devemos difundir mundo afora de que somos um país orgulhoso de suas ações e de que somos gente capaz de fazer autocrítica sem que nos tornemos vira-latas.

Fiquem em paz

Jonas









2 comentários:

  1. Resposta: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150753232981421&set=a.10150140684681421.330814.573466420&type=1&theater

    ResponderExcluir
  2. Resposta: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150753232981421&set=a.10150140684681421.330814.573466420&type=1&theater

    ResponderExcluir