domingo, 1 de abril de 2012

O rigor recém-adquirido da mídia

Via Luiz Nassif On Line


"Theófilo Silva é articulista colaborador da Rádio do Moreno."

Theófilo Silva, provavelmente, não é mais articulista colaborador da Rádio do Moreno. Na altura dos acontecimentos já deve estar pagando por sua honestidade. Escreveu o que salta aos olhos de qualquer bom jornalista.

Abaixo a ridícula nota de Jorge Bastos Moreno:





http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2012/03/30/pedido-de-desculpas...
Pedido de desculpas da Rádio do Moreno

A Rádio do Moreno acaba de tirar do ar o artigo do colaborador Théofilo Silva, que atenta contra os princípios mais elementares do jornalismo, no que se refere, principalmente, à apuração de denúncias. Reza o bom jornalismo que a denúncia em si não é notícia. Só depois de apurada e ouvida as partes envolvidas.
Levianamente, várias pessoas foram atingidas pelo artigo, entre elas o chefe da sucursal da Veja em Brasília, Policarpo Junior, a quem reitero com ênfase os meus sinceros pedidos de desculpas pelo lamentável incidente.

Não funciona como desculpas, mas, até o dia de hoje, a publicação e republicação de artigos aqui, não passavam pela minha fiscalização. Se passasse, certamente esse artigo não teria sido publicado.
Recebi uma grave e merecida advertência do diretor de redação, Ascânio Seleme, por conta da publicação desse artigo.

O jornalista Policarpo Junior é um dos jornalistas mais respeitados e admirados de Brasília. Independentemente da condição de respeitabilidade que usufrui no meio o jornalista Policarpo Junior, não considero correto que um blog de jornalista agrida outro jornalista.

Sempre condenei essa atitude antética, lamentavelmente, praticada costumeiramente, por determinados blogs e twtters. Mas, cada um é responsável por aquilo que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário